
Inspirados na guerreira Dandara dos Palmares, o espetáculo “Tranças” conta sobre a memória de mulheres pretas diaspóricas através da linguagem do Teatro de Sombras.
Nesta peça, realizada pela Cia. Quase Cinema, o teatro se mistura com pesquisas sobre dança, música, artes visuais e artes cênicas. As apresentações são gratuitas e acontecem a partir do dia 23 de outubro em cidades do Vale do Paraíba, onde também serão ministradas oficinas ao longo da temporada. Em Pindamonhangaba, a apresentação é nesta quinta-feira (24), no Teatro Galpão.
A peça é um trabalho inédito da companhia, que já levou para as ruas e palcos outros espetáculos de temáticas ancestrais e de resistência, como “SomBRáfrica”, baseada no conto “Navio Negreiro”, e “O Segredo da Chuva”, inspirado na obra de Daniel Munduruku.
“Tranças” tem direção de Sílvia Godoy, co-criadora da Cia. Quase Cinema ao lado de Ronaldo Robles, e criação coletiva das atrizes Soraya Machado e Gabriela Vieira. O espetáculo versa sobre as mulheres que foram invisibilizadas na História. “São nossas mães, avós, bisavós e muitas outras cuja luta e vida não foram contadas para as futuras gerações.”, afirmam os realizadores.
“No Vale do Paraíba e em todo o Brasil, os homens brancos que escreveram a história deixaram de apresentar as lutas, conquistas e vitórias das mulheres pretas. Dar voz a essas mulheres é contar a história a partir das pessoas que protagonizaram e viveram os desafios da sociedade brasileira.”, apontam.
O resultado é um trabalho híbrido, onde dança, artes visuais e artes da cena se unem para contar essa história. “Tranças” potencializa a trajetória de mais de duas décadas da companhia e caminha junto com a pesquisa sobre a formação da identidade do povo brasileiro. Esse aprofundamento é colocado em cena e abordado nas oficinas abertas ao público.
Os ingressos são distribuídos com 15 minutos de antecedência de cada sessão. Mais informações sobre as oficinas estão disponíveis em: https://ciaquasecinema.com.
O Teatro Galpão fica na Rua Jadir Figueira, 2750, Parque das Nações.