No próximo sábado (24), às 20h, acontece a apresentação gratuita da peça “Senhora X, Senhorita Y” no Teatro Galpão, em Pindamonhangaba. No espetáculo, Sol Faganello integra o elenco ao lado de Ana Lopez para questionar, dentre outras questões, a heteronormatividade feminina. Sob o pretexto de representar a peça A Mais Forte, de August Strindberg, as duas atrizes e uma performer sonora se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando com humor ácido as construções heteronormativas do feminino sugeridas pelo texto. Indo mais longe, elas desafiam o autor sueco pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena. O que diria Strindberg disso tudo?
Com direção e dramaturgia de Silvana Garcia, a peça põe em cena diversas questões muito pautadas na atualidade. São incorporados ao texto do século XIX temas como o lugar do corpo feminino na contemporaneidade, as questões LGBTQIA+ e algumas das problemáticas trazidas pelo movimento feminista mais recente.
No enredo, X e Y são duas mulheres que, ao mesmo tempo, são opostas e combinam. No decorrer do espetáculo, ambas trocam constantemente de papéis, atravessando o tempo e revelando ao público reflexões que vão do âmbito individual ao coletivo. O espetáculo já foi apresentado em muitos teatros paulistas, festivais de cultura, além de ter participado do Circuito Cultural Paulista pelo interior do Estado e ter sido indicado ao Prêmio Aplauso Brasil na categoria Melhor Dramaturgia. Senhora X, Senhorita Y ganhou ainda uma versão audiovisual, gravada durante o período da pandemia.
Além da peça, a Damas Produções irá ministrar a Oficina “Processo Criativo – Senhora X, Senhorita Y” no domingo (25), das 10h às 14h no Teatro Galpão. Na oficina, as artistas Ana Paula Lopez, Sol Faganello e Camila Couto irão dividir com o público os princípios dos processos de criação vivenciados na construção da peça.
Todas as atividades são gratuitas. Para mais informações: https://www.damasproducoes.com/agendaT.