Os estudantes acolhedores da Escola Estadual Dr. João Pedro Cardoso, em Pindamonhangaba, passaram por uma formação especial para o acolhimento de alunos e toda a comunidade escolar no início do ano letivo de 2025. Esse processo de acolhimento é considerado o “marco zero” da escola de Ensino Integral e tem como um de seus objetivos contribuir para o amadurecimento do Projeto de Vida dos estudantes, além de estimular o sentimento de pertencimento de toda a comunidade escolar.
A unidade escolar preparou um grupo de alunos para ser responsável pelo acolhimento dos novos ingressantes e dos estudantes que retornarão à escola. Essa metodologia faz parte das atividades do Programa Ensino Integral, que busca incentivar os alunos a terem uma maior interação com o ambiente escolar, aproximando a escola do cotidiano do estudante, tornando-a um lugar sempre agradável, acolhedor e propício ao aprendizado constante.
A Escola João Pedro Cardoso tem se destacado pelo seu comprometimento com os resultados positivos de seus alunos, como comprovado pelas altas taxas de aprovação em vestibulares e cursos técnicos na região. O acolhimento não é uma ação pontual, mas algo que deve ser praticado ao longo de todo o ano letivo, pois todos os dias é necessário estar atento às necessidades socioemocionais dos estudantes.
O acolhimento deve se estender não apenas aos alunos, mas também aos professores, funcionários e à equipe gestora, criando um clima agradável e inclusivo, garantindo que todos os membros da comunidade escolar se sintam acolhidos e que a escola contribua positivamente para o cotidiano de todos.