
A Escola Municipal Professor João Kolenda Lemos, localizada no Nova Esperança, sediou a 5ª e última etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar 2025, reunindo 264 crianças e adolescentes de diversas cidades da região. As partidas envolveram estudantes das categorias Sub-10, Sub-12 e Sub-14, nos naipes masculino e feminino, encerrando mais um ano de atividades do tradicional circuito estudantil.
Ao longo do campeonato, cada etapa premia os cinco melhores enxadristas de cada categoria. Além das conquistas individuais, os participantes somam pontos que contribuem para a pontuação geral de suas escolas. Na grande final, ocorre a somatória oficial, reconhecendo os dez melhores jogadores do circuito — os três primeiros colocados recebem troféus, enquanto os demais recebem medalhas — e premiando também as três instituições com maior pontuação acumulada.
A Escola João Kolenda participa do circuito há três anos e tem se destacado pela evolução de seus alunos, utilizando o xadrez como uma ferramenta pedagógica que favorece o raciocínio lógico, a concentração e o desempenho acadêmico.
O presidente da Associação Valeparaibana de Xadrez, Ralfus Marcel de Carvalho, destacou a trajetória construída e os desafios enfrentados na organização do circuito, que há mais de 25 anos fomenta o esporte na região. “O circuito cresceu muito nos últimos anos, e os desafios também. A complexidade logística e operacional para desenvolver um evento desse porte não tem sido fácil. Sempre que enfrento uma dificuldade procuro lembrar de histórias de ex-alunos que tiveram suas vidas impactadas por esse esporte, e que muitos outros também serão. Então a gente reúne forças e segue em frente”, relatou.
O encerramento do Circuito 2025 trouxe excelentes resultados para a Escola João Kolenda. A aluna Bianca Adam Monteiro (3º ano A), da categoria Sub-10 Feminino, conquistou o 3º lugar na etapa e encerrou o circuito em 7º lugar geral.
A estudante Sophia Miranda da Silva (4º ano A) foi vice-campeã da etapa e garantiu o troféu de 2º lugar geral no Sub-10 Feminino. Já o aluno Davi Lemes de Freitas (5º ano A), do Sub-10 Masculino, também foi vice-campeão da etapa, encerrando sua participação com o troféu de 2º lugar na classificação final.
O diretor da unidade, Bruno Ricardo Cezario, relembra o início do projeto em 2022 e comemora os resultados obtidos tanto na escola quanto na comunidade. “Através do xadrez conseguimos nos aproximar mais dos pais. Eles reconhecem e valorizam o xadrez como ferramenta de transformação dessas crianças”, afirmou.








