
A Escola Estadual Yolanda Bueno de Godoy, realizou durante o mês de março diversas ações de prevenção às formas de violências. Uma delas foi a palestra do Projeto Salvar; a atividade foi de orientação e direcionamento dos jovens acerca de temas atuais como bullying, drogas, relacionamento abusivo, violência doméstica e outros, para tentar minimizar os efeitos devastadores na formação dos estudantes no processo de desenvolvimento psicossocial. A ação faz parte das estratégias da gestão escolar para mitigar diversas situações às quais a comunidade escolar está exposta, e foi ministrada pelo profissional Hélio Santana Alves, professor de educação física, Arte educador e Pós-graduado em Direito Penal.
No Brasil, os índices de bullying escolar são significativos, com cerca de 1 em cada 10 estudantes a relatar serem vítimas de violência, intimidação e atos de agressão física ou psicológica no ambiente escolar. Um levantamento do DataSenado revela que quase 7 milhões de estudantes sofreram algum tipo de violência na escola no último ano, representando 11% do total de estudantes matriculados.
A Diretoria Regional de Pindamonhangaba vem realizando ações pontuais junto às 42 escolas que compõem a Regional, com formações junto ao Grêmio Estudantil e a Pasta Conviva, que atua especificamente na manutenção do bom clima escolar nas unidades. A mediação de conflitos faz parte da dinâmica do cotidiano escolar e são efetivadas pela figura do vice-diretor ou pelo Professor de Orientação de Convivência (POC). Ações de prevenção como essas são de extrema importância para que o fortalecimento da comunidade escolar e, acima de tudo, a prevenção, devam sempre ser contempladas.