
A Escola Estadual Isis de Castro, localizada no bairro Ipê I, em Moreira César, realizou nesta terça-feira, 16 de abril, uma ação de prevenção e autocuidado voltada à saúde mental dos estudantes. A iniciativa faz parte das atividades da Pasta Conviva, que atua diretamente nas questões relacionadas à manutenção do bom clima escolar, sempre com a mediação da vice-direção das unidades estaduais.
Fruto da parceria entre as Unidades Básicas de Saúde da região de Moreira César e as escolas locais, a ação tem como objetivo mitigar casos relacionados ao bullying, depressão e ansiedade, questões cada vez mais presentes no cotidiano escolar e perceptíveis por toda a comunidade educativa.
Os trabalhos foram conduzidos pelo psicólogo Lucas Pontes, da rede municipal de saúde, e pela psicóloga Suely Lemes, que atua na unidade escolar por meio do programa Psicólogos nas Escolas, da Secretaria Estadual de Educação.
Durante o encontro, realizado em formato de roda de conversa, os estudantes puderam se expressar livremente, compartilhando sentimentos, angústias e reflexões sobre o bullying e outras formas de violência vivenciadas nos ambientes escolar, familiar e social.
A importância da ação se destaca pelo caráter preventivo e pela abordagem contínua dessas temáticas. O projeto Escola: cuidado e saúde busca parcerias com outros equipamentos sociais para que a escola seja fortalecida em suas práticas. Afinal, “a escola não é uma ilha” e precisa se conectar com toda a sociedade para que seu trabalho seja sempre de excelência, qualidade e alinhado aos anseios coletivos.
A educação de crianças, jovens e adolescentes tem se mostrado um desafio latente em todas as esferas sociais. A escola pública tem dado passos importantes para somar forças com familiares e responsáveis no processo educacional. “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança e uma sociedade toda para formar um cidadão” — esse tem sido o compromisso da Diretoria de Ensino Regional de Pindamonhangaba.