
As escolas da Regional de Pindamonhangaba, que inclui os municípios de Campos do Jordão, Tremembé, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Pindamonhangaba, farão parte de um projeto idealizado pelas psicólogas Bruna Ribeiro e Lais Rosa.
A iniciativa integra ações de prevenção contra violências, abusos e outras violações que possam ocorrer, não apenas durante o carnaval, mas em qualquer situação que exponha os jovens estudantes a riscos. O projeto será implementado conforme as demandas de cada escola, em parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Caps AD e demais órgãos de proteção à infância e juventude.
As atividades serão conduzidas por meio de palestras, rodas de conversa, exibição de filmes e documentários, abordando temas específicos conforme a realidade de cada unidade escolar. A Equipe Conviva central destaca a importância dessas iniciativas para reforçar o papel da escola pública como um ambiente seguro e formativo, sob a supervisão de pontos focais, vice-diretores, professores de orientação e convivência e psicólogos.
Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos indicam que, durante o carnaval de 2024, as denúncias de assédio e estupro registradas pelo Disque 100 aumentaram 38%, totalizando mais de 26 mil casos, sendo a maioria das vítimas crianças e adolescentes. A prevenção e o debate sobre o tema são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes, reafirmando o compromisso da escola pública com a proteção e formação social.