
A Escola Estadual Professora Dirce Leopoldina Cintra Villas Boas teve seu projeto “Território Sustentável: Protagonismo Juvenil, Educação Ambiental e Justiça Climática” selecionado para representar a Unidade Regional de Ensino (URE) de Pindamonhangaba na fase estadual da VI Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – Com Educação e Justiça (VI CNIJ MA), que será realizada nos dias 19 e 20 de agosto de 2025, presencialmente, na cidade de São Paulo.
Para participar, a escola formou o grupo Com-vida, composto por estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O grupo recebeu capacitação dentro da própria escola e, em seguida, realizou observações no entorno, registrando por meio de fotos e vídeos diversos problemas ambientais identificados no bairro.
Após reuniões e debates internos, os alunos decidiram convocar autoridades para compartilhar suas constatações e propor soluções conjuntas.
A escola organizou a Conferência Escolar, que resultou em parcerias com a Subprefeitura de Pindamonhangaba, Câmara Municipal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Conselho da Juventude e Grêmio Estudantil e comunidade local. Em conjunto, foram definidas ações prioritárias, divididas em dois eixos:
Ações de curto prazo: acontecerá no dia 13 de agosto de 2025 – revitalização da praça local, instalação de lixeiras, plantio de árvores e retirada de entulhos.
Ações contínuas realizadas pelo Com-Vida: campanhas de conscientização da população que inclui conversas com os alunos da Unidade Escolar, a distribuição na escola e no bairro de folhetos da Prefeitura indicando os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que são locais destinados ao descarte correto de recicláveis e entulhos, contribuindo para a limpeza urbana e preservação ambiental, além da mobilização junto à comunidade escolar.
Ações de médio e longo prazo: com apoio de vereadores, os estudantes estão pleiteando recursos por meio de emendas municipais. O subprefeito já sinalizou a possibilidade de construção de um PEV no bairro Ipê II e de um centro comunitário. Para viabilizar esses projetos, o grupo continuará buscando apoio junto à Subprefeitura e demais lideranças políticas locais.