Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ensino Médio Técnico aposta no protagonismo do estudante no Senac Pindamonhangaba

Metodologia aplicada permite que o aluno conclua o Ensino Médio com uma profissão e com competências socioemocionais desenvolvidas

O maior diferencial é desenvolver competências socioemocionais paralelamente às competências relacionadas ao curso escolhido pelos estudantes

O Ensino Médio Técnico do Senac Pindamonhangaba se destaca por sua abordagem pioneira e inovadora, que se concentra na formação técnica e cidadã dos estudantes, promovendo a autonomia e o desenvolvimento de competências alinhadas com o mundo do trabalho. Este curso, que está integrado ao Técnico em Informática ou ao Técnico em Multimídia, está atualmente com inscrições abertas.

O Senac Pindamonhangaba busca atender aos desejos e necessidades dos jovens, proporcionando mais oportunidades para que concluam sua formação básica já com uma formação profissional sólida. O curso segue as diretrizes do Novo Ensino Médio (Lei 13.415) e visa desenvolver competências socioemocionais em paralelo às competências relacionadas ao Ensino Médio e ao curso técnico escolhido pelos estudantes. Isso permite que os estudantes saiam da escola mais preparados para o mercado de trabalho e para a vida em geral.

Francine Prolungati, coordenadora do Ensino Médio Técnico do Senac Pindamonhangaba, destaca a importância dessa abordagem, que está alinhada com as demandas atuais do mercado de trabalho. Segundo ela: “O nosso grande diferencial é o desenvolvimento de competências socioemocionais em paralelo às competências relacionadas ao Ensino Médio e ao curso técnico escolhido pelos estudantes, que concluem essa fase escolar muito mais preparados para o mercado e para a vida. Essa metodologia vai ao encontro do que o mundo do trabalho busca hoje, que são profissionais capazes de colocar em prática seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que sabem trabalhar em equipe, se comunicar, têm empatia e visão empreendedora“.

No Ensino Médio Técnico em Informática, os estudantes estudam linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e sociais aplicadas. Além disso, eles aprendem a montar e fazer a manutenção de microcomputadores, instalar e configurar redes, e desenvolver sistemas e websites.

Já o curso de Técnico em Multimídia abrange conteúdos como linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e sociais aplicadas, criação de sites e projetos gráficos para marketing digital, produção e edição de vídeos e imagens, animações e webgames 2D.

Os alunos recebem suporte individualizado para desenvolver seus projetos de vida e carreira, alinhados com suas histórias e aspirações, além do projeto de formação profissional. A prática pedagógica os prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outras provas de admissão nas universidades brasileiras, ao mesmo tempo em que os expõe a situações de ensino-aprendizagem que os capacitam a lidar com questões do cotidiano.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
19:13, pm, junho 22, 2024
temperature icon 21°C
algumas nuvens
Humidity 56 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 50

Tribuninha N° 50

21 de junho de 2024
Edital 10102

Edital 10102

21 de junho de 2024
Edição 10102

Edição 10102

21 de junho de 2024

Categorias

Redes Sociais