
Você já pensou em fazer faculdade gratuita e ainda ganhar um curso de conversação em inglês de bônus? Sim, é isso que você ganha ao cursar Fatec Pindamonhangaba. O curso se chama English for Speaking, mais conhecido como EFS.
Esse programa foi criado em 2011, com iniciativa das professoras Me. Claudete O. Kenvyn e Me. Luciana Tomé Castilho. A proposta surgiu da necessidade de preparar os alunos para se comunicarem com fluência, o que pode resultar em melhores oportunidades de emprego e avanço na carreira. De acordo com uma pesquisa da Catho divulgada no site da revista Exame, falar inglês pode aumentar o salário em até 56%.
O English for Speaking tem a duração de três semestres, são três níveis de vocabulário e conversação. Como o nome já diz, falar é o foco, então nas aulas apenas se fala e não precisa ter nenhum conhecimento prévio na língua. Os alunos precisam ter disciplina para além das aulas realizar atividades nas homework e ouvir os áudios que são disponibilizados todos os dias. Se ele mantiver a rotina de estudo, ao término do curso será capaz de se comunicar com fluência.
Desde o início do curso, muitos alunos o realizaram com sucesso. A demanda para realizar o curso no começo de cada semestre é grande. Nos primeiros anos, eram admitidos 10 alunos, mas com a grande procura, o curso atualmente é iniciado com 20. Destes, em média de 5 a 10 alunos terminam os três semestres sem interrupção. Alguns alunos param por diversos fatores, o principal deles é mudança de turno no trabalho. Como os semestres são independentes, alguns voltam para terminar ou iniciam novamente quando conseguem adaptar o horário do curso com o trabalho.
A Fatec Pindamonhangaba, por meio do curso English for Speaking, pretende complementar uma educação superior gratuita de qualidade com um diferencial significativo: a habilidade de se comunicar em inglês. Além de ser uma opção atraente para aqueles que buscam melhorar suas perspectivas de remuneração e avanço na carreira, é um compromisso que a Fatec Pindamonhangaba tem com o desenvolvimento das habilidades dos alunos, que reflete significativamente as necessidades reais do mercado.