Realizada no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, a Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba promoveu, na tarde desta segunda-feira, dia 12 de agosto, a 26ª sessão ordinária. A reunião plenária contou com a presença de todos os vereadores e da vereadora, e a Ordem do Dia listou dois projetos na pauta de votação. Os documentos foram aprovados. O pleno da Casa também aprovou, em votação unânime, diversas moções, indicações e requerimentos que foram lidos e apresentados durante o expediente.
Aviva Pinda
O primeiro projeto da pauta da Ordem do Dia foi o Projeto de Lei Ordinária nº 104/2024, que “Fica instituído o Dia do ‘Aviva Pinda’ no Município de Pindamonhangaba”. Ele foi aprovado por 10 votos. Conforme o artigo 1º, o Dia do “Aviva Pinda” será comemorado anualmente no último sábado do mês de setembro. O objetivo do evento é promover a manifestação pública da fé cristã na cidade. O ‘Aviva Pinda’ consiste em apresentações musicais de cantores Gospel, atos de adoração, louvor e celebração da fé em Cristo. Outra meta do evento é fomentar o turismo religioso na cidade, alavancando o comércio local e gerando renda para a população.
Substitutivo
Na sequência, os vereadores apreciaram – e aprovaram por unanimidade – o Substitutivo nº 06/2024 ao Projeto de Lei Ordinária nº 87/2024, que “Institui, no âmbito do Município de Pindamonhangaba, a Semana de Conscientização e Combate à Esporotricose, e dá outras providências”. A semana será comemorada anualmente na semana do dia 8 de agosto. Durante a Semana da Conscientização e Combate à Esporotricose, poderão ser realizadas palestras e campanhas para promover, divulgar e debater sobre a doença, suas causas, efeitos, sintomas e tratamento. A Semana também passará a integrar o Calendário Oficial de Pindamonhangaba.
A Esporotricose é uma micose causada pelo fungo da espécie ‘Sporothrix schenckii’, que habita a natureza e está presente no solo, palha, vegetais, espinhos e madeira. Até o final da década de 1990, a doença era comum em jardineiros, agricultores ou pessoas que tinham contato com plantas e solo em ambientes naturais onde o fungo pudesse estar presente em materiais orgânicos. A transmissão ocorre pelo contato do fungo com a pele ou mucosa por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo mais comum o gato. A prevenção é evitar a exposição direta ao fungo.
27ª Sessão Ordinária
Na próxima terça-feira, dia 20 de agosto, a partir das 17 horas, a Câmara de Pindamonhangaba retoma os trabalhos legislativos e realiza, no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, a 27ª sessão ordinária do ano. A plenária oficial é aberta à comunidade, e o objetivo é dar maior transparência aos atos legislativos discutidos no plenário. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal 4 da Operadora CLARO e também pela internet no portal https://www.pindamonhangaba.sp.leg.br. A transmissão conta com o serviço de tradução e interpretação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), permitindo o acesso de pessoas com deficiência auditiva. A comunidade também pode acompanhar os fatos e informações relevantes da Câmara de Pindamonhangaba pelas redes sociais: Instagram (@camaradepinda) e Facebook (facebook.com/camaradepinda).