Pindamonhangaba é terra de consagrados poetas! Dentre eles, cintila Rhosana Dalle – nome artístico de Rosana Dalle Leme Celidonio -, arte-educadora apaixonada pelo teatro, que, aos 38 anos, iniciou sua carreira literária e, em curto espaço de tempo, conquistou a Princesa do Norte e outros estados brasileiros, angariando, ano a ano, troféus para a louvável coleção que estampa na estante da sala de estar de sua casa.
No festival anual de poesia de Pindamonhangaba, o FESTIPOEMA, Rhosana Dalle é celebridade! É sempre laureada com o troféu Balthazar de Godoy Moreira por seus poemas e com o troféu Augusto César Ribeiro, pela brilhante interpretação de seus versos ou de outros autores! Das 17 edições do concurso, foi agraciada em quase todas, concomitantemente nas duas categorias (poesia e interpretação), ou ora numa, ora noutra.
Alguns poemas de Rhosana Dalle atravessaram as fronteiras da Princesa do Norte e foram classificados em edições do Mapa Cultural Paulista e, também, do renomado Concurso da Cidade de Maringá – PR, promovido pela Academia de Letras de Maringá, cujo reconhecimento elevaram ainda mais os versos da pindamonhangabense na galeria de poetas dessa “terra roxa do saber e da aptidão”.
Após o reconhecimento de crítica e de público, em 2013, Rhosana Dalle reuniu 124 poemas de sua autoria no livro “O Travesseiro da Mulher Borboleta”, que tem encantado ainda mais os leitores pelo brinde especial nele contido: um CD de áudio-book de 15 de seus poemas premiados, interpretados pela própria autora.
Em sua trajetória literária, Rhosana Dalle conquistou um dos mais cobiçados prêmios de sua terra natal, tendo em vista o reconhecimento de seu talento artístico e, sobretudo, seu valor pessoal: é membro titular da Academia Pindamonhangabense de Letras, ocupando a cadeira 26T, cujo patrono é Balthazar de Godoy Moreira, o “Príncipe dos Poetas Pindenses”, um dos mais aclamados vates de nossa terra e de nossa gente!
Como acadêmica, desde seu ingresso na APL em 2009, Rhosana Dalle tem sido extremamente atuante e, sob a sua batuta como mestre de cerimônias, as sessões solenes ganharam seriedade e leveza, elegância e irreverência.
Para o biênio 2024-2025, Rhosana Dalle foi eleita presidente da Academia de Letras mais longeva do Vale do Paraíba, um dos patrimônios de Pindamonhangaba, fundada em 1962! Com o entusiasmo que lhe é próprio, em seu discurso de posse (16 de dezembro de 2023), relembrou seu itinerário pessoal e profissional e, de modo especial, o marco zero de sua iniciação na poesia: “Após 20 anos afastada das criações artísticas, numa certa noite acordei sufocada, sem respirar direito e a arte através da poesia veio me resgatar… Sem qualquer material disponível para criação alguma, encontrei papel e caneta, a minha criatividade ainda estava aqui dentro de mim, a minha capacidade de imaginação também estava viva e naquela noite escrevi meu primeiro poema quase sem retoques – TRAVESSEIROS DE MULHERES, porque o meu travesseiro era a testemunha do momento que eu estava vivendo, e na noite seguinte, escrevi CASULO, e na próxima DUPLA IDENTIDADE, e nas outras todas subsequentes eu escrevi, escrevi por mais de cinco anos e fui guardando, ninguém sabia”.
Hoje sabemos, Rhosana Dlle, desse instante de epifania! No quadrilátero dos poetas pindamonhangabenses, nascia mais uma estrela! O brilho e o fulgor da sua poesia encharam a noite, extravasaram pelos dias, iluminando o seu e o nosso viver. Na sua poesia, cintila o amor divino na terra. Na sua poesia, há milhares de travesseiros para a gente repousar!
À Divina Realeza. Sou Rosa… Sou Ana… Sou apenas a soma entre uma flor e sua dona. Sou eu, Rosana! Últimos versos do poema Decifra-me. Para decifrar a poesia de Rhosana Dalle, acessar suas redes sociais.