Aconteceu na Diretoria de Ensino – Região Pindamonhangaba, o processo eleitoral das novas chapas gremistas que atuarão até o início do ano de 2025, tendo as Unidades Escolares realizado as cerimônias de posse nesta semana. O Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais, sendo o órgão máximo de representação dos estudantes da escola.
Atuando nele, o estudante defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática, ou seja, o início da prática democrática e consciente. A Secretaria de Estado da Educação, entende que toda representação estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta um caminho para a democratização da Escola. Por isso, o Grêmio nas Escolas Públicas deve ser estimulado pelos gestores da Escola, tendo em vista que é um apoio à Direção numa gestão colegiada.
Os Grêmios Estudantis compõem uma das mais duradouras tradições da nossa juventude. Pode-se afirmar que no Brasil, com o surgimento dos grandes estabelecimentos de ensino secundário, nasceram também os Grêmios Estudantis, que cumpriram sempre um importante papel na formação e no desenvolvimento educacional, cultural e esportivo da nossa juventude, organizando debates, apresentações teatrais, festivais de música, torneios esportivos e outras festividades.
As atividades dos Grêmios Estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política. Assim, os Grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da nossa juventude.
Em muitas Escolas, contrariando as leis vigentes e correndo grandes riscos, mantiveram as atividades dos Grêmios Livres, que acabaram por se tornar importantes núcleos democráticos de resistência à ditadura. Com a redemocratização brasileira, as entidades estudantis voltaram a ser livres, legais, ganhando reconhecimento de seu importante papel na formação da nossa juventude. Em 1985, por ato do Poder Legislativo, o funcionamento dos Grêmios Estudantis ficou assegurado pela Lei n.º 7.398, como entidades autônomas de representação dos estudantes.
Deste modo, a Diretoria de Ensino – Região Pindamonhangaba, tem cumprido seu papel formativo junto às Unidades Escolares, garantindo o protagonismo juvenil e o fortalecimento da democracia em nosso tempo.