O projeto Arte na Travessia está sendo implementado desde maio em 27 escolas da rede municipal de Pindamonhangaba, com o objetivo de fortalecer as competências socioemocionais dos alunos por meio de expressões artísticas. O projeto é realizado pela Evoluir, com o patrocínio da Novelis, o apoio da Secretaria Municipal de Educação e incentivo do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) do Ministério da Cultura.
Objetivos e Benefícios:
Público-Alvo: Cerca de 8 mil alunos do Ensino Fundamental e mais de 30 educadores capacitados para aplicar as atividades em sala de aula.
Metodologia: Inclui cinco módulos de formação presencial para os professores, com temas como autocuidado, equilíbrio emocional, trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade, totalizando 27 horas de capacitação.
Atividades: O uso de músicas, vídeos, desenhos e dinâmicas em grupo, para uma aprendizagem mais prática e lúdica. Um exemplo é a proposta para as crianças ouvirem canções e expressarem suas emoções ou criarem autorretratos com materiais que refletem sua sensibilidade.
Destaques do Projeto:
Engajamento dos Educadores: Thais Buratto, coordenadora do Arte na Travessia na Evoluir, destaca a participação ativa dos professores, que refletem sobre o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal dos alunos.
Impacto nas Escolas: O professor Anderson Darci da Silva, da Escola Municipal Joaquim Pereira da Silva, relata que o projeto está ajudando os alunos a desenvolver habilidades como resolução de problemas, reflexão, e lidar com frustrações.
Mostra Cultural: Em novembro, as escolas participantes realizarão uma mostra cultural com os trabalhos artísticos dos alunos, um momento de confraternização e valorização das competências desenvolvidas.
Apoio da Novelis:
Eunice Lima, Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, reforça o compromisso da empresa com a educação e o desenvolvimento integral dos jovens, acreditando que projetos como o Arte na Travessia são essenciais para a construção de comunidades mais resilientes e inovadoras.
Esse projeto demonstra como a integração da arte e das competências socioemocionais na educação pode trazer benefícios significativos para o desenvolvimento integral das crianças e jovens, preparando-os melhor para a vida.