A EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte, anunciou o aumento significativo de recursos para a Chamada Pública de Projetos do Programa de Eficiência Energética (PEE). A empresa disponibilizará R$ 11 milhões para incentivar projetos que promovam a conservação e o uso racional da energia elétrica em sua área de concessão no estado de São Paulo.
As inscrições para a Chamada Pública foram prorrogadas até 24 de janeiro de 2025 e podem ser feitas pelo site oficial: https://edpsp.gestaocpp.com.br/. Para os projetos inscritos até 17 de janeiro, ou seja, uma semana antes do prazo final, será concedida uma pontuação extra na avaliação final, desde que o projeto não sofra alterações após a submissão.
O investimento nesta edição da Chamada Pública será mais de cinco vezes maior do que o realizado pela EDP na edição anterior, com o objetivo de ampliar os benefícios de projetos que promovam o uso inteligente e responsável da energia, minimizando desperdícios e otimizando recursos energéticos. Esses projetos podem envolver, entre outros, melhorias em iluminação, condicionamento ambiental e geração de energia incentivada, e devem trazer benefícios tanto para o setor público quanto para o privado.
A ampliação do valor disponível permitirá que mais municípios da área de concessão da EDP sejam beneficiados, ajudando a reduzir o consumo de energia e promovendo a sustentabilidade local.
Para participar, é necessário que a unidade consumidora esteja na área de concessão da EDP, seja consumidor cativo ou livre, desde que conectada ao sistema da concessionária, e atenda aos critérios estabelecidos no Edital da CPP 001/2024, disponível no Portal da CPP https://edpsp.gestaocpp.com.br. A ação é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).