Inverno de 1882, manhã de domingo, 11 de junho! Pindamonhangaba, a Princesa do Norte, a terra dos coronéis, barões e até visconde; dos palacetes, casarões e chalés, despertava para mais um dia…
Aquela manhã domingueira haveria de marcar o início da circulação da folha liberal do jurista, político e poeta Dr. João Marcondes de Moura Romeiro. O nascimento de um periódico, cuja maternidade fora ali na tipografia instalada no velho sobrado da rua Independência (atual Bicudo Leme), em frente à igreja matriz (Santuário Mariano).
Ali. Letra por letra, tipo por tipo, artigo por artigo e anúncio por anúncio suas páginas foram compostas. Depois veio a impressão… Devem ter sido vigorosas e suarentas as braçadas que fizeram girar a manivela da velha impressora Alauzet, completando-se o ciclo da criação, fazendo vir à luz a edição nº 1 do jornal Tribuna do Norte!
Primavera quente de 2023, manhã de terça-feira, 5 de dezembro! Lá se foram 141 anos! É bem outra a Pindamonhangaba que desperta para seu dia a dia. Município pelos poderes Executivo e Legislativo muito bem administrado e, por conta disso, em constante evolução e em contínuo ritmo progressista, a cidade continua uma bela princesa. Hoje uma “princesa” mais atraente, mais moderna no seu jeito de ser e existir…
Digita daqui, revisa dali, pagina de lá, acrescenta, deleta, confirma informações, é matéria que entra, é matéria que cai e … mais uma edição está pronta para ser enviada à gráfica para ser impressa. Acaba de nascer a edição de número 10.000 do jornal Tribuna do Norte!
Da Tribuna nº1 para a Tribuna nº 10.000 quanta luta. Quanta história! Mudanças na maneira de se produzir o jornal, mudanças de endereço, aquisições, modernização etc. Quantos trabalhadores passaram pela Tribuna quantos outros vieram. Quantos novos líderes a assumiram, assumindo o bendito compromisso de levá-la adiante em momentos difíceis. Quantos passaram pela Tribuna…
Hoje, qual tocha olímpica conduzida de mão em mão, sempre com a responsabilidade e o compromisso de manter-lhe acesa a chama, ela segue adiante sem esquecer essa gratidão diária esse carinho endereçado a vocês leitores…
Nota. Há um fato curioso e interessante relacionado à numeração das primeiras edições da Tribuna. Verificando seu arquivo (encadernações) percebemos que a TN completou seu primeiro ano de existência (1883) com a publicação de sua edição número 52, no entanto, na edição seguinte retornou ao número 1. O procedimento de voltar ao começo sempre que completava mais um ano de existência deixou de ocorrer em 1906, quando a edição de 16 de março daquele ano apareceu com o nº 1006, que seria a soma de todas as edições até então publicadas.
Do impresso ao digital Completamos essa matéria do jornalista Altair Fernandes concluindo que a Tribuna do Norte é a própria história de Pindamonhangaba. E como tal, está se modernizando e evoluindo, do método impresso também ao digital. Pretendemos que as próximas 10 mil edições mostrem essas transformações da vida de nossos leitores, com tradição e tecnologia. Estamos protegendo a história da Tribuna do Norte mas ‘antenados’ com o futuro de nosso jornal.