
O legado de um homem representa a soma de seus valores, crenças e ações, ensinamentos e o impacto deixado nas gerações futuras, além dos seus bens materiais.
Construído diariamente com integridade e propósito, o verdadeiro legado reside no caráter, no conhecimento compartilhado e nas marcas positivas deixadas no coração das pessoas.
Assim foi o Presidente de Honra da Academia Pindamonhangabense de Letras, Dr. Francisco Piorino Filho, referência ética em todo o seu viver. Advogado, historiador, escritor, homem íntegro, cujas atitudes consistentes ao longo da vida, sempre foram baseadas em princípios sólidos e religiosos, capitaneadas pela sua generosidade.
Da tribuna, defendia com ardor o Direito e a Justiça, agindo com coragem e amor em benefício do próximo e da sociedade.
Serviu, jamais serviu-se!
Compartilhou os seus saberes, foi mentor de muitas ações positivas influenciando e moldando o futuro de uma cidade e de gerações. Promoveu a convivência harmoniosa, justa e respeitosa, construindo relações de confiança.
Foi a grande locomotiva da APL, desde o nascimento da entidade, da qual foi um dos fundadores, implantou os alicerces conceituais e formais que a tornariam a mais importante Academia de Letras do Vale do Paraíba na atualidade.
Com razão, foi alçado ao patamar mais alto da instituição.
Apaixonado pela Literatura, transformou esse apego numa consistente e considerável obra histórica sobre Pindamonhangaba e seus filhos ilustres, através dos inúmeros livros que publicou.
Que esta e as futuras gerações de pindamonhangabenses possam colher no legado do Dr. Piorino, exemplos que dignificam a existência humana.
Sua imortalidade reside no seu extraordinário legado.








