O prefeito Dr. Isael Domingues finaliza o ciclo de oito anos em duas gestões à frente da Prefeitura de Pindamonhangaba, deixando um importante legado de trabalho em diversas áreas da administração pública, destacando-se o campo da Educação, Saúde, Emprego e Tecnologia.
Com os investimentos realizados, o município recebeu, no período de 2017 a 2024, a construção de 10 novas creches municipais, gerando mais de 1.600 novas vagas na educação infantil. Os bairros beneficiados foram Centro, Crispim, Campinas, Mantiqueira, Cidade Nova, Alto do Tabaú e três unidades na região do Araretama (Bem Viver, Berçário e Arco Íris).
A área da Saúde foi outra que teve grandes avanços, com a entrega de 3 UPAs (Araretama, Cidade Nova e Moreira César), além de três bairros que não tinham unidade de saúde e passaram a contar com esse benefício (Mantiqueira, Morumbi, Alto do Cardoso, Vila Rica, Azeredo e Bem Viver). O trabalho ainda contou com a revitalização ou construção de nova sede em 14 unidades de diferentes bairros.
A geração de novas oportunidades no mercado de trabalho também foi um ponto alto da atual gestão, que deverá fechar 2024 com a marca de cerca de 7 mil empregos gerados nos dois mandatos. Todas as grandes indústrias do município encontram-se em expansão de sua capacidade produtiva, como Novelis, Tenaris, Gerdau, GV, Adium (Zodiac), dentre outras.
Os investimentos em tecnologia destacaram Pindamonhangaba no cenário nacional com a conquista ousada do ISO 37122 e 37123, normas que garantem o título de Cidade Inteligente. Esse trabalho coloca Pinda como uma cidade referência em gestão pública eficiente e sustentável, focada em executar ações inovadoras na promoção do desenvolvimento urbano e econômico.
Outra área de grande destaque foi a segurança pública, que foi transformada com a implantação do Centro de Segurança Integrada (CSI) e nova formatação da Guarda Civil Metropolitana, que passou a atuar armada, com mais equipamentos, treinamentos e viaturas. A ação possibilitou a redução em todos os índices de criminalidade nos últimos 8 anos, principalmente nas ocorrências de furto e roubo.
Na área da mobilidade urbana, a atual gestão deixa um saldo histórico em pavimentação e recapeamento asfáltico com mais de 300 ruas e avenidas recapeadas, totalizando uma extensão de aproximadamente 150 quilômetros de asfalto novo. Os bairros Shangri-lá e Portal dos Eucaliptos, que não contavam com essa melhoria, foram valorizados com mais de 20 quilômetros de asfalto. Outro destaque são as obras em execução da Via Estrutural e da ligação Araretama-Vila Rica.
“Finalizamos esse grande desafio de conduzir Pindamonhangaba nos últimos anos, trazendo a cidade para outro patamar. Saltamos o orçamento anual para R$ 1 bilhão e implantamos ações inéditas que geraram reconhecimento e diversas premiações. Agradeço a todos os secretários, diretores e servidores públicos que entenderam a missão de construir uma cidade mais moderna, humana e inteligente, para entregar ao Ricardo Piorino, que seguirá em frente com esse projeto transformador.”