Colaboração Júlia Prates*
Que a natureza tem várias espécies de animais todos sabemos, mas você sabia que nem todos comem a mesma coisa? Atualmente, estamos acostumados a fornecer ração para nossos animais, sejam eles cães, gatos, coelhos, pássaros ou mesmo peixes, mas na natureza, não é bem assim que funciona.
Na natureza, existe uma coisa chamada cadeia alimentar, e é isso que define a forma de nutrição dos animais: se só se alimentam de carne, são chamados de carnívoros. Se só se alimentam de verduras, são chamados de herbívoros e, se se alimentam dos dois, são chamados de onívoros. Saber sobre a nutrição do seu pet antes de levá-lo para casa é fundamental, pois, a partir disso, seu animal terá saúde, bem-estar e uma vida longa.
Os cães, por exemplo, têm um sistema digestivo especializado para ingerir carnes e, por isso, são classificados como carnívoros. Você também sabia que os cães são descendentes de lobos? Os lobos precisam caçar pequenos animais para se alimentar, e o interessante de toda a cadeia alimentar é que dentro desses animais que os lobos se alimentam existia o alimento do intestino deles, e por esse motivo, possuem capacidade de absorver os nutrientes presentes nos vegetais que tinham ali. Interessante essa ordem de alimentação, não é?
Sempre que quiser ter um animalzinho em casa, pesquise bem sobre a alimentação dele. É fundamental que você forneça um alimento de qualidade e com todos os nutrientes que ele precisa, e não se esqueça, sempre tire suas dúvidas com um médico veterinário.
*Júlia Prates é médica veterinária especializada em nutrição animal. Para saber mais, acesse: https://www.instagram.com/nutranimal_/