
Na segunda-feira (07) foi comemorado o Dia Mundial do Chocolate. Como um dos produtos alimentícios mais consumidos do mundo, com uma indústria que envolve desde pequenos produtores de cacau até grandes multinacionais. Mas por trás do sabor irresistível e da fama global, existe uma história rica, antiga e cheia de significados culturais que atravessa séculos e continentes.
A origem remonta muito antes da industrialização e das prateleiras de supermercado. Estima-se que as primeiras civilizações a cultivar o cacau tenham sido os olmecas, por volta de 1500 a.C., no atual território do México. Depois, maias e astecas deram continuidade ao cultivo e elevaram o cacau a um status sagrado.
Para os maias, o cacau era um presente dos deuses. Já os astecas valorizavam tanto o cacau que ele era usado como moeda e reservado às elites e guerreiros.
Reconhecendo a importância de um produto que atravessa gerações, a Chocolates e Cafés Holanda, primeira chocolateria artesanal da cidade e de origem familiar, traz esse propósito desde sua criação, em que os pilares são união, tradição e qualidade. É o que conta a sócia-administradora Gizeli Fernanda de Holanda. A empreendedora compartilha a história e a trajetória da empresa Chocolates e Cafés Holanda, criada por seu pai e sócio-administrador João Luiz de Holanda. Hoje à frente do negócio, Gizeli conta como a paixão do pai pelo universo do chocolate e seu carinho por Pindamonhangaba foram fundamentais na fundação da empresa.
João Luiz já atuava anteriormente na fabricação de máquinas de produzir chocolate, em São Paulo, mas decidiu mudar-se para Pinda com o objetivo de criar sua própria marca e trabalhar diretamente com o produto que é a paixão de muitas pessoas: o chocolate. Atualmente, o empreendedor Gizeli destaca que seu pai foi não apenas o fundador, mas também sua maior inspiração. “Foi com ele que aprendi os principais pilares do empreendedorismo. Sua dedicação e visão continuam sendo minha maior motivação para conduzir a empresa”, afirma.
Atualmente, embora os chocolates vendidos não sejam fabricados pela própria empresa, o grande sonho, segundo Gizeli, é que a Chocolates Holanda venha a produzir, no futuro, a maior parte dos produtos oferecidos. O diferencial da marca está na qualidade: todos os chocolates comercializados são os mais naturais possível, com pouquíssimos conservantes, o que realça o sabor e a experiência de degustação.
Além da loja especializada em chocolates, o espaço conta com uma cafeteria pensada para oferecer um ambiente acolhedor e confortável. O objetivo é proporcionar não apenas uma compra, mas uma verdadeira experiência gastronômica. Os clientes encontram uma grande variedade de trufas, barras e ainda têm a liberdade de montar suas próprias combinações, sempre com foco em um atendimento atencioso e personalizado.
A Chocolates e Cafés Holanda também oferece promoções em dias especiais, como datas comemorativas. A loja é localizada na Rua Major José dos Santos Moreira, nº 423- São Benedito com funcionamento nos dias de Segunda a Sexta das 09h às 19h. Para mais informações, confira no Instagram da loja: @chocolatesholanda.