Não existe um dia mais apropriado para minha coluna. Dia 04 de dezembro de 2024. Está certo que, para mim, todo dia é dia para minha coluna, pois falar de voluntariado sempre é sensacional e educador.
Mas hoje tem um gostinho especial. Amanhã, dia 05 de dezembro, é o Dia Internacional do Voluntariado, uma data instituída pela ONU há 39 anos. No próximo ano, celebraremos o quadragésimo aniversário e entraremos em um novo Ano Internacional do Voluntariado. O primeiro foi em 2001 e, desta vez, em 2026, será dedicado ao desenvolvimento sustentável.
Isso é importante porque teremos 2025 como um ano de preparação para tudo o que será feito em prol do voluntariado. Apesar de termos cada vez mais voluntários, ainda é pouco. Precisamos crescer, não para atingir metas, competir com outros países ou alcançar patamares específicos, mas porque, quanto mais voluntários tivermos, mais justa e menos violenta será nossa sociedade.
Assim sendo, já que é tudo o que queremos, por que não fazemos um esforço coletivo nesse sentido? Podemos começar amanhã. Parabenize e agradeça a um voluntário pelo serviço que ele presta à sociedade. Incentive-o a fazer mais e a trazer mais pessoas para esse time. Certamente, você estará ajudando esse voluntário e todos os outros a continuarem firmes em suas frentes de “batalha” em prol do próximo, muitas vezes desconhecido.
Vamos juntos fazer isso amanhã e em todos os outros dias. Os voluntários estão perto de você todos os dias do ano, e cada um deles merece um “muito obrigado” diariamente. Amanhã, você pode fazer um esforço dobrado para que eles saibam que não são esquecidos, que são amados, exatamente do jeito que cada um é. O voluntariado nos ensina isso: amar a todos, independentemente de suas características físicas, credo, orientação sexual ou qualquer outra diferença.
Nada impede os voluntários de agirem e fazerem a diferença para a humanidade, mesmo que seja apenas para um cachorrinho abandonado. Certamente, esse cãozinho se lembrará desse voluntário para sempre.
Obrigado, voluntários, por sua persistência e dedicação. Não importa se são dias ou minutos. É isso que faz nossa sociedade um pouco melhor do que seria se vocês não existissem.