
O Dia do Consumidor, comemorado neste sábado, 15 de março, se tornou a primeira data comemorativa do ano no calendário varejista. Criado para reforçar os direitos dos consumidores, a data tem sido amplamente explorada pelo comércio eletrônico no Brasil como uma oportunidade para impulsionar as vendas.
De acordo com o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), os lojistas devem oferecer diversos descontos para atrair clientes. O presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg, destacou a importância da data para o comércio: “Nós sabemos que os primeiros meses do ano são complicados para os consumidores, já que ficam sobrecarregados com contas como IPTU, IPVA, fatura do cartão de crédito das compras de Natal e despesas com material escolar. Cabe ao comércio criar promoções e aproveitar campanhas como o Dia do Consumidor.”
No ano passado, o impacto da data foi expressivo. Durante a primeira quinzena de março, a média diária de vendas no comércio eletrônico foi de R$ 447,2 milhões, mas no dia 15 de março, esse número saltou para R$ 602,8 milhões, um crescimento de 34,7%.
“O comércio eletrônico sabe explorar muito bem essas datas. Mas acreditamos que as lojas físicas também podem aproveitar e transformar esse dia na ‘Black Friday’ do primeiro semestre”, comentou Guinsburg.
Em Pindamonhangaba, a Associação Comercial e Industrial da cidade reforça a importância da transparência e segurança no mercado, fatores essenciais para a proteção dos consumidores e para a construção de um ambiente de compras mais justo e equilibrado. O presidente da entidade, Mauro Almeida, destacou que a data também é um momento de conscientização sobre os direitos dos consumidores. “Além disso, é uma oportunidade para que os consumidores conheçam e exijam seus direitos, garantindo um ambiente de consumo saudável e seguro”, ressaltou.