
A Diretoria de Ensino Regional de Pindamonhangaba promoveu nesta segunda-feira, dia 12 de maio, a formação inicial para realização do Dia da Convivência Escolar. A ação é uma proposta da Secretaria Estadual de Educação e irá acontecer em todo o Estado.
Participaram da formação os vice-diretores de todas as unidades escolares que pertencem à regional, a equipe de Supervisores de Ensino, Professores de Orientação e Convivência e Especialistas em Convivência da regional. O Dirigente Regional de Ensino, Professor Luiz Gustavo de Souza Marins, ressaltou a importância da promoção da convivência escolar como um ponto fundamental na construção de uma educação equânime e de qualidade, que atenda os desafios de nossa contemporaneidade.
O “Dia C” nas escolas de São Paulo, também conhecido como “Dia da Convivência Escolar”, é uma ação promovida pela CONVIVA SP e realizada pelas escolas. É uma iniciativa que visa fortalecer a convivência entre os alunos e a comunidade escolar, promovendo um ambiente mais positivo e inclusivo. Toda a comunidade escolar, assim como toda a sociedade, é chamada a contribuir para construção de uma escola melhor, garantindo um ambiente saudável e acessível para todos os estudantes. A proposta é a efetivação de ações voltadas à comunidade local de cada unidade escolar, assegurando um diálogo seguro, formativo e preventivo nas tratativas sobre violências e, acima de tudo, o combate ao bullying.
O combate às violências virtuais foi o ponto alto da formação. O cyberbullying é uma forma de bullying que ocorre no ambiente online, utilizando tecnologias digitais para intimidar, assediar ou prejudicar outra pessoa. Essa prática pode envolver o envio de mensagens ofensivas, compartilhamento de fotos ou vídeos constrangedores, criação de perfis falsos para difamar, entre outras formas de agressão virtual. O objetivo do dia “C” é promover a conscientização junto aos pais e responsáveis para que nossos jovens sejam protegidos e afastados destes perigos.
Conscientizar os pais e responsáveis é um dos grandes desafios na atualidade, pois vivenciamos uma exposição constante às telas e ao ambiente virtual.