
A Defesa Civil de Pindamonhangaba está atuando desde às 18h da última terça-feira no atendimento às ocorrências registradas em virtude dos ventos fortes e chuvas intensas em todo o Vale do Paraíba. O atendimento prosseguiu pela madrugada e mais de 20 registros foram acionados, envolvendo, além da equipe da Defesa Civil, outros servidores das secretarias de Segurança Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Governo e Serviços Públicos.
A maioria das ocorrências refere-se à queda de árvores, e os bairros mais atingidos foram da região Leste, além do Feital, Alto do Cardoso, Castolira, Goiabal e extensão da estrada vicinal José Benedito Marcondes Vieira (Pinda-Lagoinha), além da área rural na região do Colmeia e Ribeirão Grande.
As ocorrências de maior gravidade foram a queda de uma árvore em cima de um caminhão no bairro do Feital, ocasionando apenas ferimentos no motorista e danos materiais, bem como a queda de um poste de energia elétrica com transformador no bairro do Goiabal, ocasionando a interrupção do fornecimento de energia elétrica na região.
Segundo informações da Defesa Civil Estadual, os ventos na região do Vale do Paraíba chegaram a 100 km/h. A empresa EDP esclareceu que a situação elevou o nível de criticidade de operação do sistema elétrico em comparação a um dia normal em outras localidades do Vale do Paraíba, e equipes técnicas foram reforçadas e estão mobilizadas no atendimento às ocorrências.
A Prefeitura de Pindamonhangaba está solicitando celeridade máxima à empresa para o restabelecimento total da energia no município, visando evitar prejuízos para empresas e residências em virtude da falta de energia elétrica.
A Defesa Civil de Pindamonhangaba esclarece que os serviços de apoio e remoção de queda de árvores continuarão sendo realizados até sexta-feira e que os moradores devem registrar as ocorrências sempre através do telefone 199.