Era uma vez uma professora de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental que adorava ler e contar histórias para seus alunos… Os pequenos, embevecidos com a entonação de voz ao imitar os personagens dos livros e a incrível capacidade de criar mundos imaginários em suas cabecinhas, nem piscavam! Ora Vanessa se transfigurava em fada, ora em jabuti escondido dentro da viola, ora em Chapeuzinho Vermelho, ora em Lobo Mau, ora em lindas princesas… Essas e muitas outras vozes de personagens da Literatura Infantil se misturavam à voz da educadora e psicopedagoga para espalhar encantamento entre alunos e pacientes e realizar no mundo a magia que só as boas histórias conseguem: educar as novas gerações para a sensibilidade, as virtudes e, sobretudo, os valores éticos de que a humanidade tanto carece!
Um dia, sem mais nem menos, Vanessa ganhou dos céus uma nova missão: escrever histórias infantis para iluminar o coração das crianças e dos adultos também! O despertar de Vanessa Alves para o outro lado da história dos livros, o de escritora, foi lento como o de uma lagarta que um dia se transforma numa linda e leve borboleta e voa para outros jardins, outros céus… Pois foi exatamente com a vestimenta da “Dona Lagarta”, protagonista de seu primeiro livro, “O Despertar”, que Vanessa Alves se transfigurou: de professora e psicopedagoga em escritora!
Quem narra a história da metamorfose da lagarta em casulo e, depois, em borboleta, é a garotinha Jasmim! Publicado em 2022, “O Despertar” ganhou o mundo e o coração dos pequenos leitores que têm se encantado com a história da “Dona Lagarta” e as lições de amor, amizade e respeito à natureza que essa obra suscita. O livro é ricamente ilustrado por Mauro de Macedo Júnior, esposo de Vanessa Alves. Nessa obra, a educadora realizou uma segunda aliança amorosa com o pai de sua filha, Yasmin. É a arte do esposo cativando os leitores de “O Despertar”!
“Seja Luz”, segundo livro da escritora, ilustrado por Maira Mendonza, foi publicado em 2023. Inspirado em histórias vividas com a própria filha, Vanessa aproveitou uma cena de seu cotidiano materno para redigir a história da menina Jasmim e sua amizade com o “amigo Sol” que, num dia chuvoso, não apareceu para com ela brincar no jardim… Mais do que uma história infantil, essa obra é destinada aos pais, pois conta como as brincadeiras simples e o mundo de faz de conta das crianças podem ser retomados pela família para avivar as relações de amor, amizade e cumplicidade dos pequenos com os adultos que delas cuidam!
Em oposição às telas eletrônicas, as crianças, de modo especial as bem pequenas, precisam de afeto, carinho, aleitamento materno, boa música e leitura de um bom livro para crescerem psiquicamente… Foi pensando, justamente, em momentos de amor e cuidado com os pequenos, tanto na família quanto na escola, que Vanessa Alves publicou “O Despertar” e “Seja Luz”! Através deles, a escritora encontrou um outro modo de fazer a luz divina brilhar em seu trabalho pedagógico e clínico e, também, na vida de seus leitores: espalhando histórias de amor e de delicadeza às crianças do nosso tempo, aos seus pais e ao mundo! Esse é o poder mágico dos livros de Vanessa Alves: transformar letras e sílabas em histórias e, as histórias, em espanto e alegria!