
Uma edição da Tribuna do Norte de agosto de 1994 comemorava o anúncio da TELESP, antiga companhia de telefonia do Estado de São Paulo, sobre a instalação da primeira antena de telefonia celular em Pindamonhangaba. A responsável pela instalação era uma empresa de São José dos Campos, descrita pela Tribuna, na ocasião, como “líder no mercado de importação e venda de equipamentos para telefonia celular”. Outras cidades contempladas no anúncio da companhia foram Guaratinguetá e Aparecida.
Os celulares chegaram ao Brasil no início da década de 1990, e o primeiro modelo a ser comercializado no país foi o Motorola PT-550, conhecido como “tijolão”. A primeira rede de telefonia celular brasileira foi lançada no Rio de Janeiro em 1990, seguida por Salvador (BA). Somente em agosto de 1993 o serviço começou a ser implantado no Estado de São Paulo, considerado o último grande mercado mundial ainda não atendido pela telefonia celular. Um ano depois, as primeiras antenas eram instaladas em Pindamonhangaba e em outras cidades do Vale do Paraíba, marcando o início da cobertura na região.
Na época, adquirir um celular não era tão simples quanto ir a uma loja, como acontece hoje. Era necessário fazer uma inscrição junto à TELESP, passar por um processo de aprovação e habilitação, para então poder comprar o aparelho.