
Em maio de 1990, membros de uma produtora amadora de vídeos de Pindamonhangaba produziram o documentário Odisseia Secular. O curta-metragem, com cerca de 12 minutos de duração, contava um pouco da história do centenário jornal Tribuna do Norte, que, na época, comemorava 108 anos de existência. O documentário também apresentava cenas do processo de produção do jornal, desde a definição das pautas até a chegada dos exemplares às bancas, além de depoimentos da equipe vigente e de ex-funcionários.
A produção foi realizada por uma equipe formada por Cláudio Roberto Leyria, Henrique Carvalho e Marcelo Denny, integrantes do Núcleo de Formação em Linguagem e Produção Videográfica. Outras três equipes também participavam do núcleo, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e produziram os documentários Trilhos do Passado, Prédios Históricos e A Alma da Praça.
Todos os trabalhos tiveram suas primeiras exibições durante as comemorações do dia 10 de julho, aniversário da cidade. Odisseia Secular também foi exibido em diversos eventos e festivais pelo país, como a I Mostra de Vídeo Cultura, realizada em Belém (PA), e o I Festival Nacional de Vídeo Amador, em Maringá (PR), levando o nome da Tribuna do Norte para fora do Vale do Paraíba.