
Uma das celebrações cívicas mais tradicionais do Brasil é o desfile de 7 de Setembro, que marca a Independência do país. Historicamente, a data é comemorada com desfiles cívico-militares em diversas cidades, e há 30 anos o evento em Pindamonhangaba percorria uma rota diferente da atual.
Na época, o desfile saía da esquina das ruas Deputado Claro César e Marechal Deodoro, nas proximidades do Palacete 10 de Julho (antiga sede da Prefeitura), e seguia até a rua Rubião Júnior, próximo à Loja Cem, passando pela Praça Monsenhor Marcondes.
Um público estimado em mais de 10 mil pessoas lotou as ruas e a praça para aplaudir alunos, entidades e militares. Durante o ato cívico, representantes da comunidade Nova Gokula entregaram cestas com doces e produtos naturais ao então prefeito Francisco Vieira “Chesco” e ao comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, coronel José Roberto Carvalho, além de suas esposas.
O Coral da Faculdade de Música Santa Cecília também se apresentou em frente ao palanque, interpretando o Hino da Independência. Após o encerramento do desfile das escolas, o comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Borba Gato” passou em revista as tropas, liberando em seguida o desfile militar, que foi a grande atração da celebração.