
Colaboração Gisele Godoi
Carnaval é sinônimo de folia, alegria que contagia e milhares de foliões atrás dos animados blocos nas ruas da cidade. Em meio ao brilho, às cores e à energia contagiante da festa, uma tendência se destaca a cada ano: a busca por abadás personalizados, cheios de estilo e identidade.
Para muitos, não basta apenas vestir a camisa do bloco, é preciso transformá-la em uma peça única, que combine com a personalidade e garanta aquele destaque especial no meio da multidão. É aí que entra o trabalho das costureiras, verdadeiras artistas da folia.
No ateliê Costurink, a movimentação começou cedo. Entre tecidos, rendas, franjas e aplicações de pedrarias, as profissionais dão vida nova aos abadás que chegam simples e saem completamente reinventados.
Segundo Amanda Milani, proprietária do espaço, “os foliões querem ousar cada vez mais, tem quem pede cropped, outros querem ombro a ombro, aplicação de brilho, amarrações nas costas, cada abadá conta uma história.”
Com experiência e criatividade, Amanda explica que a customização virou quase parte obrigatória do Carnaval. “As pessoas querem se sentir únicas. O Carnaval é liberdade, é expressão. E a roupa faz parte disso”.
A procura aumenta principalmente nas semanas que antecedem a festa. “É uma correria boa. A gente trabalha bastante, mas é gratificante ver o cliente feliz, se olhando no espelho e já entrando no clima da folia”, comentou.
No ritmo da máquina de costura, ela ajuda a transformar expectativa em verdadeiros espetáculos de estilo e brilho. Onde cada detalhe conta e cada brilho faz diferença para fazer a festa do folião de um jeito único e especial!








