A busca por uma formação focada em um campo especializado de atuação profissional possibilita que alunos conciliem a realização dos sonhos pessoais com a conquista de um emprego, duas das principais razões para ingressar no ensino superior, segundo a pesquisa “O que leva o aluno a ingressar no ensino superior?“ realizada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP) em 2023.
Os cursos superiores de tecnologia são uma forma de alcançar uma formação qualificada e especializada. Destaca-se a profissão de tecnólogo em projeto mecânico, no âmbito da engenharia mecânica, voltada para a mecânica aplicada. O tecnólogo desenvolve projetos para fabricação de ferramentas, equipamentos mecânicos e máquinas; em consonância com especificações técnicas e normas.
O curso de Tecnologia em Projetos Mecânicos oferecido pela FATEC Pindamonhangaba oferece uma visão sistêmica de todo o processo de realização de um projeto: análise de viabilidade e concepção de design; documentação e desenhos técnicos; dimensionamento e desenho (2D e 3D) da máquina ou equipamento; prototipagem e testes; desenvolvimento da máquina ou equipamento; análise dinâmica.
A estrutura do curso é subdividida em áreas tecnológicas. Nos dois períodos iniciais são oferecidas disciplinas que envolvem os conceitos da física aplicada às atividades da tecnologia mecânica, conhecimentos dos materiais e matérias-primas utilizados em equipamentos mecânicos e estruturais.
Nos períodos subsequentes são abordados os conhecimentos necessários para atuarem diretamente nas atividades referentes a cálculos e projetos mecânicos, em disciplinas como: resistência dos materiais; elementos de máquinas; método dos elementos finitos; desenhos mecânicos utilizando recursos computacionais e software.
Na disciplina projetos de máquinas, os alunos têm a oportunidade de elaborar desenhos e relatórios de cálculos, ao desenvolver projeto mecânico e projeto estrutural, utilizando e aplicando normas nacionais e internacionais que definem as condições do projeto e fabricação de equipamentos estruturais e mecânicos.
A formação é complementada com disciplinas que desenvolvem as soft skills dos alunos e os instrumentalizam com métodos e técnicas de administração, ao abordar liderança, empreendedorismo, qualidade e comunicação. O curso prepara e propicia conhecimentos aos alunos não só para atuarem no mercado de trabalho nas indústrias e escritórios de engenharia, cujo ramo de negócios é voltado para equipamentos estruturais e mecânicos, mas também propicia aos alunos a oportunidade de se envolverem em pesquisas e atividades práticas no domínio tecnológico da ciência mecânica.