Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Curiosidades da Tribuna: o jornal oficial do município

Doado ao município em junho de 1962, somente em março de 1969 foi publicada a lei municipal nº 1.084, de 6/3/1969, assinada pelo prefeito Dr. Caio Gomes Figueiredo, oficializando o jornal Tribuna como Imprensa Oficial do Município.

Altair Fernandes Carvalho

Quando a Tribuna completou 80 anos de existência, em 11 de junho de 1962, no almoço comemorativo à data, o proprietário do jornal na época, Darcy Vieira Ferraz, revelou ao prefeito — era o Dr. Caio Gomes Figueiredo — o seu propósito de doá-lo ao município de Pindamonhangaba, oficinas, maquinário e demais acessórios, ferramentas e fontes de tipos. Disse que assim procedendo estaria concretizando o ideal de seu pai, José Martiniano Vieira Ferraz, que era o de assegurar a existência perene da Tribuna do Norte. Sua decisão foi publicada em nota de primeira página na edição seguinte da TN, a de 17/6/1962.

Na edição posterior, que só saiu no dia 1º/6/1962, já não constava mais o nome de Darcy Vieira Ferraz como proprietário, embora continuasse sendo identificado como “Órgão Dedicado aos Interesses de Pindamonhangaba”. Em sua edição de 8/7/1962, ficaram seus leitores informados, por intermédio de artigo de seu diretor na época, Ângelo Paz da Silva, que o jornal passava a ser “daqueles que sempre haviam sido os seus donos de fato, ou seja, o povo de Pindamonhangaba, pois que ele fora sempre a razão única e exclusiva da vida deste órgão de imprensa”.

No artigo, exaltava-se a decisão do doador, qualificando seu gesto como o de um pindamonhangabense autêntico, pois não haviam sido poucas as propostas que Vieira Ferraz recebera de pessoas de outras cidades interessadas em adquirir o título da histórica folha fundada por João Romeiro, levando-o para fora de Pindamonhangaba. “Propostas que ele jamais discutiu, jamais estudou e jamais as considerou.”

Como a efetivação da doação exigia uma série de providências complexas e, por conta disso, morosas, exigindo que a Tribuna ficasse fora de circulação por um tempo indeterminado, prejudicando seus leitores, o prefeito — era o professor Manoel César Ribeiro — resolveu que o jornal continuasse circulando naquele período em que se cuidava de integrá-lo ao patrimônio da municipalidade. Afinal, aproximava-se a realização de mais um pleito municipal e “não era possível que o jornal permanecesse silente”. Eleição na qual se elegeria o Dr. Francisco Romano de Oliveira.

No início de 1964, na edição de 19 de janeiro daquele ano, o jornalista Mário Jacinto da Silva expressava sua satisfação em ter sido indicado pelo prefeito Dr. Romano para assumir a direção do jornal. Elogiando a atitude do doador Darcy Vieira Ferraz, pindamonhangabense que na ocasião morava em Taubaté, o novo diretor se comprometeu a fazer da TN uma “folha imparcial no julgamento da compostura político-administrativa dos homens públicos de Pindamonhangaba, mas também incisiva e sincera nos seus pronunciamentos que objetivassem o esclarecimento da opinião pública, registrando em suas páginas os atos e os fatos políticos de maior ou menor repercussão, a fim de que, a qualquer tempo ou épocas oportunas, pudessem tais atos e tais fatos serem relembrados e re-julgados”.

Naquela mesma edição também era publicado o documento de doação do jornal à Prefeitura e, pela primeira vez, o subscrito “Imprensa Oficial do Município”. Já a lei que o declarava órgão de publicidade oficial do município só viria a ser publicada sete anos depois da doação do jornal para a Prefeitura, na edição de 16/3/1969, por intermédio da lei nº 1.084, de 6/3/1969, assinada pelo prefeito Dr. Caio Gomes Figueiredo. A partir daí, para que produzissem efeitos legais, leis e atos administrativos do município passariam a ser publicados no semanário Tribuna do Norte que, ainda na qualidade de órgão oficial, publicaria editais e outros atos de repartições oficiais e órgãos administrativos da União e do Estado.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
13:41, pm, fevereiro 5, 2026
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio