Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Cultura e Educação alinham continuidade de projetos pedagógicos para 2026

Na última semana, a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Educação se reuniram para discutir os resultados dos projetos desenvolvidos em parceria ao longo de 2025 com os alunos da rede municipal e alinhar a continuidade das ações para 2026. O encontro apresentou o balanço das iniciativas “Educação Patrimonial – Pindamonhangaba Preservando Memórias” e “Aprendendo SIM com o Turismo”, que foram consideradas um sucesso pelas equipes envolvidas e seguirão atendendo estudantes no próximo ano.

Durante a reunião, realizada na Secretaria de Cultura e Turismo, diretores e gestores da Educação acompanharam a apresentação dos resultados finais dos projetos. Ao todo, cerca de 1.300 crianças da rede municipal participaram das atividades em 2025, envolvendo escolas das regiões central, leste, Araretama e Moreira César, com foco em turmas de 3º e 5º anos.

As ações proporcionaram aos estudantes a oportunidade de conhecer de perto o patrimônio histórico-cultural e os principais pontos turísticos de Pindamonhangaba, fortalecendo o vínculo com a cidade e seu território.

“Essa parceria vem enriquecendo o aprendizado dos estudantes. As vivências na cidade ampliam o repertório cultural, fortalecem o pertencimento e evidenciam que nosso território é também um espaço de descobertas e formação”, disse a diretora de Ação Educativa e Desenvolvimento Pedagógico, Edma Cardoso Bacelar Silva.

A gestora regional de Educação Básica, Rosalina Picolo, destacou a importância do “Preservando Memórias” no processo formativo. “A realização do Projeto Preservando Memórias permitiu às crianças explorar e conhecer espaços como o Museu, o Palacete 10 de Julho e o acervo do Centro de Memória Barão Homem de Mello, que conta parte da história da nossa cidade. Isso fortalece o vínculo com a própria história e valoriza a cultura local. Iniciativas como essa cultivam aprendizado, pertencimento e respeito pelo que nos antecede. Que venham muitos outros projetos que continuem despertando curiosidade e preservando nossas memórias”, relatou.

Já a gestora do Centro de Memória Barão Homem de Mello, Thais Lorena, reforçou a avaliação positiva desta edição. “Acredito que o fechamento do projeto por este ano de 2025 tenha tido um resultado positivo, pois recebemos todas as escolas agendadas, sem desistências. Pudemos visualizar alunos interessados, curiosos, que puderam aprender e se divertir ao mesmo tempo e também tivemos retornos de agradecimentos e elogios pelos professores”, afirmou.

Com os bons resultados alcançados, Cultura e Educação já trabalham para que os projetos sejam ampliados e continuem em 2026, mantendo o foco na valorização da história, da memória e do turismo pedagógico em Pindamonhangaba.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
11:34, am, dezembro 12, 2025
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 145

Tribuninha N° 145

12 de dezembro de 2025
Edital 10381

Edital 10381

12 de dezembro de 2025
Edição 10381

Edição 10381

12 de dezembro de 2025

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio