Com o objetivo de qualificar ainda mais as ações de monitoramento das câmeras de segurança do município, a Prefeitura de Pindamonhangaba realizou entre os dias 15 e 18 de janeiro, um curso de formação para conhecimento e operação da nova ferramenta que integra dados de cadastro de veículos com banco de dados de segurança de São Paulo (Detecta) e Federal (Cortex), somando automaticamente à inteligência de dados investigatórios.
A ação é uma parceria das secretarias de Tecnologia, Inovação e Projetos (SETIP), Segurança Pública (SSP) e Mulher, Família e Direitos Humanos (SEMUFADH) e com essa iniciativa será oferecido novo avanço à população com a implantação de instrumento que será integrado ao trabalho de proteção a Mulher e Família denominado “Patrulha Maria da Penha”.
A qualificação foi realizada para os agentes de trânsito e GCMs que trabalham no CSI (Centro de Segurança Integrada) e foi conduzida pelo instrutor Felipe Gaspar. Com o treinamento realizado, o software, que já está implantado no sistema de monitoramento de câmeras do CSI, será utilizado de forma eficiente com a nova habilitação dos operadores e agentes de segurança.
O objetivo do software é basicamente a redução sustentada da criminalidade, que ocorre a partir da aplicação de algoritmos e de inteligência artificial em suas ferramentas, se valendo de ampla quantidade de informações veiculares recebidas por meio dos pontos de coleta.
“Com certeza esse treinamento realizado irá proporcionar um aumento considerável na eficiência da produtividade policial dos nossos agentes e PMs”, afirmou o secretário de Segurança Fabrício Pereira.
Para o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos, Danilo Velloso, o objetivo da tecnologia é a redução sustentada da criminalidade. “Isso irá ocorrer através da inteligência artificial em suas ferramentas, se valendo de ampla captura de dados através de câmeras e integrações de Pindamonhangaba com governo estadual e federal, constituindo uma verdadeira muralha digital, aumentando significativamente a envergadura das equipes”, afirmou o secretário.
Patrulha Maria da Penha
Outra novidade é a integração da patrulha Maria da Penha que irá proporcionar a partir de agora que mulheres portadoras de medida protetiva possam utilizar um aplicativo e acionar em tempo real a sua localização, recebendo rápida ação do agente de segurança em ações de risco e ameaças.
“O objetivo da nossa Secretaria de Direitos Humanos é utilizar cada vez mais as ferramentas tecnológicas para a proteção das mulheres, dos idosos e da família de forma geral, trazendo mais segurança e também dados estatísticos que proporcionam tomada de decisões assertivas”, garantiu o secretário João Carlos Ribeiro Salgado.
Para o prefeito Dr. Isael Domingues é mais um importante passo para integrar segurança e tecnologia e obtermos melhora contínua dos índices de criminalidade do município. “A análise das imagens possibilita que nossa Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Civil tenham controle e gestão da circulação de veículos e indivíduos nos perímetros da cidade, adicionando agora a proteção da mulher por meio de monitoramento das vítimas em tempo real”, afirmou o prefeito.
O que as novas funcionalidades de inteligência irão proporcionar:
Análise comportamental e individual de cada veículo baseando-se nas informações coletadas pelo sistema.
Detecção de veículos suspeitos de envolvimento em furto ou roubo de veículos por meio da análise da circulação dos veículos.
Detecção de veículos suspeitos de envolvimento em atividades delituosas por meio da análise de presença nas áreas monitoradas.
Capacidade de relacionar a circulação conjunta de veículos com objetivo de identificação de membros do crime organizado.
Capacidade de apontar os prováveis suspeitos de cometimento de crimes especializados, como assalto a instituição financeira.
Identificar e correlacionar a circulação conjunta de veículos e apresentar o resultado em forma de rede complexa interativa
Detecção automática de veículos clonados.