
As crianças que são atendidas pelo CAPS Infantil de Pindamonhangaba realizaram, na última segunda-feira (4), uma cantata de Natal na biblioteca Ver. Rômulo D’Arace. O evento, que foi promovido pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, contou com a participação de 7 crianças, que interpretaram músicas que foram escolhidas por elas mesmas.
As crianças se prepararam para a cantata durante as aulas de Musicoterapia, Arteterapia e Canto, que são oferecidas pelo CAPS Infantil. As próprias crianças também foram responsáveis pela produção do boneco do Papai Noel e do boneco de neve, que decoravam o palco da biblioteca.
“As crianças se sentiram motivadas, entusiasmadas e felizes com a oportunidade de estar realizando uma atividade fora da Unidade e na época do Natal”, disse a gestora de saúde mental, Alicia Vargas. “Isso contribui com o principal objetivo do CAPS Infantil, que é a reinserção das crianças e adolescentes com transtornos mentais na sociedade, auxiliando no desenvolvimento de sua autonomia e priorizando sempre o cuidado em liberdade”, finalizou a gestora.
Familiares, membros da equipe do CAPS Infantil e do Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil e amigos da musicoterapeuta compareceram ao local para prestigiar o evento. A gestora também disse que recebeu diversos comentários positivos sobre o evento, como, por exemplo, os de alguns pais dizendo que o momento foi muito especial para eles, e que puderam se divertir vendo a empolgação das crianças participando da apresentação.
Ainda segundo a gestora, o CAPS Infantil de Pindamonhangaba oferece atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais. As atividades desenvolvidas na unidade visam contribuir para a recuperação e reinserção social desses jovens.