
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, através do Departamento de Proteção Social Básica, realizou no mês de março encontros com as mulheres atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.
Com o apoio das Secretarias de Esporte e Lazer, da Saúde (por meio do CEPIC – Centro de Pesquisa e Investigação Clínica) e do Conselho da Mulher, os encontros aconteceram nos cinco CRAS do município: CRAS Cidade Nova (6/03), CRAS Castolira (7 e 11/03), CRAS Centro (10/03), CRAS Moreira César (12/03) e CRAS Araretama (21/03).
A programação incluiu roda de conversa sobre os Direitos das Mulheres, alongamento, aula de yoga e um café especial oferecido pela Secretaria de Assistência Social. A secretária Andréa Barreto destacou a importância da celebração: “É uma data que celebra muitas conquistas femininas ao longo dos últimos anos, mas também serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que ainda persistem. Precisamos fortalecer a valorização feminina nos espaços que ocupam, motivando-as em seu dia a dia.”
A diretora de Proteção Social Básica, Marcela Louzada, completou: “A ação teve o intuito de valorizar as mulheres, proporcionando um espaço de acolhimento, valorização da autoestima, escuta e fortalecimento de vínculos comunitários.”
Durante todo o ano, os CRAS realizam ações coletivas, levando informação e conhecimento à população, com o objetivo de fortalecer o papel da mulher na sociedade e garantir direitos frequentemente violados.