
A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Pindamonhangaba, vinculada à Secretária de Segurança pública, tem se destacado pelo trabalho eficiente na reintegração social de apenados e pela contribuição direta à comunidade.
Somente no mês de abril de 2025, a CPMA atendeu 176 apenados, que prestaram um total de 5.504 horas de serviços comunitários, como poda, roçada, pintura, faxina, entre outros, em diversas frentes da cidade. As atividades geraram uma economia expressiva aos cofres públicos, além de proporcionar melhorias visíveis em espaços públicos e instituições municipais.
Segundo o responsável técnico da CPMA, Jonathas Diniz, “cada hora trabalhada pelos apenados representa não só um alívio ao orçamento da cidade, como também um passo importante para a dignidade e reinserção dessas pessoas na sociedade”.
Durante o mês, também foram realizadas 14 visitas institucionais, fortalecendo parcerias com locais como o Bosque da Princesa, Parque da Cidade, Prefeitura Municipal, Delegacia da Mulher, Subprefeitura de Moreira César, entre outros. Além disso, a CPMA participou do lançamento da Campanha do Agasalho, com a instalação de 10 postos de coleta espalhados pelo município.
“Esse trabalho tem feito uma diferença enorme na cidade. A gente consegue unir a responsabilidade social com a justiça restaurativa, gerar economia para os cofres públicos e ainda oferecer uma chance real de recomeço para essas pessoas. É um caminho para uma cidade mais humana, justa e eficiente – e eu me sinto muito feliz em fazer parte disso”, finalizou Diniz.