“Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovakloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: – Me ajuda a olhar!”
Rafael Machiaverni, Diretor geral na Associação Parceiros da Educação;
Luís Gustavo Martins de Souza, Dirigente da Diretoria de Ensino da Região de Pindamonhangaba e Eduarda Penido Dalla Vecchia, Presidente da FLUPP.
A primeira lista de convocados do Provão Paulista Seriado foi divulgada nesta segunda-feira, 20 de janeiro. Para verificar se você foi selecionado para um dos cursos da Fatec Pinda, consulte a lista oficial disponível em: https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/.
As matrículas para os aprovados na primeira chamada das Fatecs ocorrerão até esta quinta-feira, 23 de janeiro.
O Provão Paulista é destinado aos estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas públicas que estão inscritos na avaliação do SARESP Provão Paulista Seriado 2024. Ele é voltado àqueles que desejam concorrer a vagas nas principais Universidades Públicas do estado de São Paulo, como a Faculdade de Tecnologia (Fatec), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Virtual do estado de São Paulo (UNIVESP).
O estudante do ano final do Ensino Médio escolheu suas opções de cursos entre os dias 7 de outubro de 2024 e 5 de dezembro de 2024.
Esse texto de Eduardo Galeano relaciona-se com o Projeto Educação que Vale, pois nele as atividades elaboradas possibilitaram que os estudantes da Diretoria de Educação (DE) de Pindamonhangaba pudessem olhar para além dos seus limites. Pensando nisso, a ação foi sustentada pelos princípios de priorizar o ser humano e criar oportunidades de desenvolvimento para reduzir as desigualdades em nosso país. A iniciativa concluiu seu ciclo de três anos em dezembro de 2024 e esse percurso foi celebrado em uma cerimônia na cidade de Pindamonhangaba.
O Projeto foi realizado pela Parceiros da Educação, com apoio da FLUPP e do Instituto CCR na Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba, que abrange as cidades de Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Tremembé. Para transformar os princípios em práticas, o Educação que Vale teve em vista dois grandes campos: o administrativo e o pedagógico.
O primeiro teve como foco a implementação de ferramentas que ajudam a monitorar as rotinas administrativas da Diretoria de Ensino. As quais permitem que o dirigente acompanhe de perto os fluxos de trabalho e os gerencie de forma mais eficiente. Já o segundo, a esfera pedagógica, dedicou-se à formação e ao acompanhamento da coordenadora de equipe curricular e dos professores especialistas em currículo, além de oferecer formação para gestores e docentes das escolas da Diretoria.
Outro resultado importante da esfera pedagógica foi a implementação de um programa de alfabetização direcionado aos alunos do Ensino Fundamental II. Observou-se que, nas oito escolas com os maiores índices de crianças não alfabetizadas, cerca de 15% dos estudantes ainda não sabiam ler nem escrever. A meta estabelecida era que esses alunos avançassem, ao menos, dois níveis nos indicadores de alfabetização e 76% deles conseguiram atingir esse objetivo. Para alcançar o resultado, foram contratadas professoras especializadas, que passaram a atuar nas escolas com os maiores índices de analfabetismo.
Com base na última avaliação diagnóstica realizada, os resultados foram positivos. Dos quase 171 alunos alcançados, todos avançaram nos níveis de alfabetização, e o grande sucesso dessa ação é o fato de que esses estudantes não estão mais no nível pré-silábico. Isso significa que, ao final, já foram capazes de escrever palavras de forma mais lógica, mostrando avanços no entendimento da correspondência entre letras e sons. As educadoras ainda ressaltaram que, ao entrarem no nível alfabético, as chances de navegar por outros mares da aprendizagem aumentam.
Essas conclusões são como bússolas que nos orientam, trazendo esperança de que esses jovens possam explorar águas ainda desconhecidas e destinos que até então não ousaram sonhar. Elas nos impulsionam à medida que o legado desses três anos de atuação na DE possa abrir novos horizontes. Deixamos um agradecimento especial aos educadores que são os navegadores dessas tripulações, que guiam com dedicação e ajudam a traçar rotas e a superar desafios.