Marcada para dia 1º de julho, às 19 horas, no Espaço Cultural Teatro Galpão (avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 2.740), a festa da premiação do concorrido Concurso Regional/Nacional/Internacional de Trovas de Pindamonhangaba e do Juventrova.
Certames da modalidade poética trova reconhecidos por trovadores de todo o Brasil, os concursos são realizados pela seção de Pindamonhangaba da União Brasileira de Trovadores, que tem à frente José Valdez de Castro Moura, contando com o apoio da prefeitura local ( por intermédio de setores ligados a sua Secretaria de Educação e Cultura) e do jornal Tribuna do Norte (Fundação Dr. João Romeiro).
Pelo Concurso Regional/Nacional/ Internacional, em sua 27ª edição este ano, concorreram 645 trovas pelo tema ‘Sorrir’, direcionado à categoria Nacional/Internacional (trovadores domiciliados em São Paulo e municípios dos demais estados brasileiros e países de língua portuguesa), e 138 pelo tema ‘Chorar’, categoria Regional (região vale-paraibana, serrana e do Litoral). Na avaliação para se chegar aos vencedores é feita uma troca, os trabalhos da categoria Regional são avaliados por uma comissão composta por trovadores da categoria Nacional/Internacional e vice versa (fato que destaca a lisura no apontamento das trovas premiadas).
Temas para 2018: Nacional/Internacional – ‘Vitória’; Regional – ‘Derrota’.
JUVENTROVA
Em sua 23ª edição, este concurso de trovas direcionado aos jovens estudantes das redes pública e particular, contou este ano com 12 escolas participantes e um total de 613 trovas concorrentes. Atentos aos critérios de uma avaliação consciente, porém sem se apegar a exigências rígidas no julgamento do trabalho de trovadores iniciantes, os trovadores Altair Fernandes Carvalho e Maurício Cavalheiro foram responsáveis pela escolha das 30 melhores trovas, cujos autores serão premiados no evento.
A UBT-Pindamonhangaba agradece aos professores, coordenadores e diretores de escolas que participaram da realização deste concurso, contribuindo na divulgação da modalidade poética trova e estimulando a prática do trovismo entre os estudantes. Serão premiados alunos trovadores das escolas seguintes: EE Alfredo Pujol; EE Alzira Franco; EE Antonia Carlota Gomes; EE Deputado Claro Cesar; EE Escolástica Antunes Salgado; EE Eurípedes Braga; Etec João Gomes de Araújo; EE João Martins de Almeida; EE José Aylton Falcão; EE José Wadie Milad; EE Ryoiti Yassuda; EE Theodoro Cintra (Campos do Jordão).
Tema Juventrova 2018:
‘Compromisso’.








