
Durante o mês de abril, a Escola Estadual Prof. José Wadie Milad promoveu um concurso de redação com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita entre os alunos. A proposta da redação foi sobre o gênero textual narrativa e baseada no tema “As Diferenças Entre Nós”, um tema atual e relevante para a reflexão sobre a diversidade e a convivência humana.
A atividade foi desenvolvida pela professora de Língua Portuguesa, Maria Eliana Aparecida Cardoso Lourenço, que guiou os estudantes em uma jornada literária, tendo como base o livro “O Pequeno Príncipe Preto”, do autor Rodrigo França. A obra, que aborda questões de identidade, racismo e a importância da valorização das diferenças, serviu de inspiração para que os alunos refletissem sobre o respeito e a compreensão das múltiplas realidades que coexistem em nossa sociedade.
O concurso contou com o apoio da Coordenadora de Linguagens, Maria Silvia A. S. França, e teve a parceria do Jornal Tribuna do Norte, que ajudou a viabilizar o evento. O diretor da escola, Malco Rodrigo de Oliveira Santos, também foi um grande apoiador da iniciativa, destacando a importância de incentivar os estudantes a desenvolverem suas habilidades literárias desde cedo.
Após semanas de dedicação e escrita, o aluno Paulo Esdras Alves da Silva, do 6º Ano B, foi o grande vencedor do concurso, recebendo reconhecimento pelo seu talento e profundidade em tratar das questões propostas no tema. Sua redação foi elogiada pela clareza, sensibilidade e pela maneira como abordou a diversidade com maturidade e empatia.
A professora Maria Eliana, emocionada com o resultado, ressaltou a importância de projetos como esse para o desenvolvimento dos alunos. “É sempre um prazer ver os estudantes se aprofundando na leitura e na escrita de maneira tão reflexiva. A proposta de trabalhar as diferenças de forma criativa e construtiva certamente ajudou a formar cidadãos mais conscientes e respeitosos”, afirmou.
O concurso de redação, além de proporcionar um momento de aprendizado, reforçou a importância da parceria entre escola, família e comunidade. Ao promover esse tipo de atividade, a Escola Estadual Professor José Wadie Milad dá mais um passo na formação integral de seus alunos, incentivando a cidadania, o respeito ao outro e, claro, o prazer pela leitura.
Paulo Esdras, como vencedor, teve sua redação publicada na edição desta semana do Jornal Tribuna do Norte, dando visibilidade ao seu talento e à importância da educação como ferramenta de transformação social. A escola, por sua vez, já se prepara para continuidade do projeto, com o intuito de estimular o amor pela leitura e a escrita entre seus alunos.
Redação Paulista – Abril
O Trabalho da Amizade
João é uma pessoa calma, que não gosta de barulho. Enquanto Heitor é extremamente agitado e já é acostumado a falar alto e fazer barulho. Acho que já dá para perceber que os dois são opostos um do outro, simplesmente se odeiam.
Na escola, a professora de história propôs um trabalho em dupla para a sala. Acho que o que a sala mais odiou foi que a professora que escolheu as duplas. Isso estragou o dia de João: fazer dupla com Heitor.
Logo depois dela dar essa notícia horrível, os dois se sentaram juntos, mas como já disse, são opostos um do outro:
— Tá, deixa que eu faço tudo — disse João, com sua voz calma.
— Não! Eu tenho que fazer alguma coisa também — retrucou Heitor, falando alto como sempre.
Depois de uma longa discussão, decidiram que iam fazer o trabalho na biblioteca da escola. Nenhum dos dois tinha gostado disso. Ambos chegaram exaustos em casa. A professora, sabendo que os dois não gostavam um do outro, decidiu ter uma breve conversa com eles:
— Olha, eu sei que vocês não se dão muito bem. Talvez vocês deveriam tentar conversar e se entender.
Então João comprou pizza e doces para ajudar na compreensão. Foi uma longa conversa, apesar de serem contrários em algumas coisas, em outras eram iguais:
— É, você não é tão irritante assim — dizia João.
— Acho que já posso te considerar como um bom amigo.
Autoria: Paulo Esdras Alves da Silva – 6º ano B. Escola Estadual Prof. José Wadie Milad.
Professora: Maria Eliana Aparecida Cardoso Lourenço.