A compra por impulso acontece sem um planejamento prévio, é repentina e descontrolada. Ou seja, é quando você, simplesmente, compra sem pensar nas consequências! Existe uma vontade quase irresistível de comprar. A decisão é tomada de forma muito rápida. Não há uma deliberação, e não são considerados os riscos ou as consequências financeiras como dívidas, prejuízos, limitações além das emocionais tal qual culpa, arrependimento e decepção.
As compras impulsivas são uma tentativa de regular o próprio humor ao gerar mais sentimentos agradáveis e diminuir aqueles desagradáveis como vazio, solidão e tristeza. Porém, esse comportamento é imediatista e o prazer não se sustenta por muito tempo.
Este comportamento, nos dias de hoje, é muito incentivado pela Internet, já que com apenas um clique você consegue realizar compras sem nem precisar sair de casa. Além disso, nas redes sociais que utilizamos todos os dias (muitas horas por dia), somos também expostos a propagandas o tempo inteiro. Se fizermos uma pesquisa de um tênis, por exemplo, e não fecharmos a compra, este mesmo tênis que você já estava interessado ficará aparecendo na sua tela por muitos dias. Até aí, tudo normal, você pesquisou e não comprou na hora, então a compra não foi por impulso neste caso. Mas, o fato é que o consumismo é incentivado 24 horas por dia na Internet.
Ainda, tem também a atuação dos influencers, das páginas de promoções, dos perfis das marcas. Sempre oferecendo produtos que podem “te ajudar” em alguma coisa. O ambiente online é realmente muito tentador para quem gosta de fazer compras e já tem tendência a comprar por impulso. É importante ficar atento a isso.
Muitas promoções são feitas com o objetivo de causar urgência nos consumidores e fazê-los comprar por impulso. Esteja atento para não cair nessas armadilhas. Comprar algo na promoção não necessariamente significa uma vantagem. Saia para comprar com um plano em mente. Quando sair para comprar, saiba exatamente o que está indo comprar. Isso lhe ajudará a ter foco no seu objetivo e vencer as tentações de comprar.
Tenha objetivos. Estabeleça objetivos financeiros. Por que você não quer gastar o seu dinheiro com bobagens? Deseja viajar mais? Adquirir uma casa própria? Quitar dívidas? É importante que você determine bons objetivos financeiros, pois eles lhe ajudarão a ter motivação para continuar se esforçando para não comprar por impulso.
Feliz Natal e Boas Compras!