
As ações de combate ao furto de energia realizadas pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte, ao longo de 2025, resultaram na recuperação de 9,2 GWh de energia na região, volume suficiente para atender, durante um mês, o município de Tremembé, que possui 51 mil habitantes.
A distribuidora realizou 32.095 inspeções em sua área de concessão, abrangendo diferentes perfis de consumo e regiões de São Paulo. O objetivo das ações foi identificar e eliminar ligações clandestinas e outras irregularidades que comprometem tanto a segurança quanto a qualidade do fornecimento de energia, além de representarem riscos à vida.
Em 2025, a EDP intensificou as operações realizadas em parceria com a Polícia Civil e Polícia Militar. Foram realizadas inspeções com acompanhamento de perícia policial, que resultaram na condução dos responsáveis à delegacia para os procedimentos legais cabíveis.
Crime e denúncia
A EDP alerta que, mais do que um crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o furto de energia representa um risco direto à vida. As ligações clandestinas são feitas sem qualquer critério técnico, o que eleva significativamente a probabilidade de choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios, colocando em perigo quem realiza a irregularidade e, também, moradores, trabalhadores e vizinhos do entorno.
Para ampliar a efetividade das ações de fiscalização, a EDP reforça a importância da participação da população. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e segura pelos canais oficiais da distribuidora: pelo site www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online, Agências de Atendimento presenciais ou pela Central de Atendimento ao Cliente (0800 721 0123), com funcionamento 24 horas. O sigilo é total e as inspeções são tratadas com máxima prioridade.








