
Bem-estar físico e mental, qualidade de vida, consciência corporal, disciplina e inclusão. Com esses objetivos, a Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba promoveu nesta terça-feira, 02 de setembro, no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, a Sessão Solene em comemoração ao ‘Dia Municipal do Educador Físico’.
Presidida pelo vereador Professor Everton Chinaqui (que também é profissional da área), a sessão contou com a presença e participação da vereadora Ana Paula Goffi e dos vereadores Marco Mayor (Presidente da Câmara), Carlos Moura – Magrão, Felipe César Filho – FC, Gari Abençoado, Norberto Moraes, Professor Felipe Guimarães (também formado em Educação Física), Renato Cebola e Rogério Ramos.
A sessão foi promovida por meio da Lei Ordinária nº 6.540/2022 e foi organizada por força do Requerimento nº 1.955/2025, de autoria do vereador Professor Everton. Além dos vereadores Professor Everton, Marco Mayor, Professor Felipe Guimarães e Ana Paula Goffi, a Mesa Diretora contou com a presença da oradora oficial, Marilda de Oliveira Barros.
Os ritos iniciais foram conduzidos pelo Presidente da Mesa, Professor Everton, que saudou os presentes e disse da sua “alegria e satisfação em receber ilustres profissionais que prezam pela dedicação ao esporte e pelo comprometimento com a saúde e o bem-estar da nossa população”. Em seguida, foram executados os Hinos Nacional Brasileiro e de Pindamonhangaba.
Oradora Oficial: educadores físicos fazem a diferença
Após a leitura da biografia, o cerimonial concedeu a palavra à oradora oficial do evento, professora Marilda de Oliveira Barros. Ela iniciou seu pronunciamento afirmando ser “uma honra estar aqui na Câmara esta noite para saudar e homenagear os profissionais da educação física de Pindamonhangaba”.
Marilda Barros observou que este “é o momento dedicado a reconhecer essa profissão que, com dedicação, ciência e paixão, promove a saúde, a qualidade de vida, inclusão e o desenvolvimento humano por meio do movimento”.
Segundo a oradora, “vivemos em uma era em que os índices de sedentarismo, estresse e doenças crônicas aumentam a cada dia e é justamente neste cenário que o papel da Educação Física se torna essencial. Os profissionais de Educação Física não apenas ensinam esportes ou prescrevem exercícios. Eles educam, inspiram, previnem doenças e salvam vidas”.
Marilda Barros enfatizou que “o educador físico é agente transformador, contribuindo significativamente para o bem-estar físico, emocional e social da população. Ele promove valores como respeito, disciplina, superação, trabalho em equipe e inclusão”.
A oradora oficial encerrou sua fala explicando que “homenagear esses profissionais de educação física é reconhecer o compromisso ético e o impacto positivo que vocês exercem na nossa população. Parabéns a todos os educadores físicos pelo trabalho incansável que fazem com competência e amor à profissão, fazendo a diferença na vida das pessoas”.
Emoção e gratidão marcam a solenidade
Nos momentos mais emotivos da noite, a Câmara de Pindamonhangaba, por meio de seus vereadores, homenageou os educadores físicos da cidade. Receberam Diplomas de ‘Honra ao Mérito’ os seguintes profissionais: Bianca Pacheco Cristo, Gilson Salum Benjamin, Gustavo de Almeida Corrêa, João Roberto de Castro Corrêa – João Biro, Joel da Silva, Josilene Silva, Julio Cesar Fonseca, Luiz Carlos Azeredo Leite, Misael Cesarino Júnior e Patrícia Mara de Matos Bregalda.
Encerramento: “histórias inspiradoras”
No final do evento, o Presidente da Mesa Diretora dos trabalhos, vereador Professor Everton, agradeceu a presença dos familiares e convidados na sessão e voltou a lembrar a importância do educador físico e a sua participação na vida das pessoas.
“Ouvimos nesta noite inúmeras histórias inspiradoras. A educação física vai muito além da qualidade de vida. Ela é integração social e convívio feliz. Hoje vivenciamos as histórias da vida da juventude da Bianca à experiência do professor Luiz Carlos Leite. Estou vereador, mas por vocação sempre fui professor e faço isso com muito orgulho. Que continuemos levando a promoção da saúde, através desta profissão tão brilhante e importante para nossa população”.