
O Clube de Leitura ‘Fala Mulher’ – idealizado por meio de uma parceria entre o Jornal Tribuna do Norte, a mediadora de leitura Angelita Claudino e a bibliotecária Carmen Pamplim – completa 1 ano de existência, marcando uma trajetória de fortalecimento, escuta e protagonismo feminino por meio da literatura.
Criado com o propósito de promover um espaço seguro e acolhedor para mulheres, o clube se tornou um ponto de encontro para troca de vivências, reflexão crítica e empoderamento, sempre guiado por obras escritas por autoras ou que abordam temas relevantes ao universo feminino.
“Ao longo desse primeiro ano, o Fala Mulher promoveu encontros mensais, reunindo mulheres de diferentes idades, realidades e experiências. As leituras escolhidas variaram entre clássicos da literatura feminina, obras contemporâneas e produções independentes, sempre com o olhar voltado para questões de gênero, identidade, autoestima, racismo, maternidade, violência e superação”, salientou a jornalista Cintia Martins Camargo.
Para a mediadora Angelita Claudino, “mais do que abordar textos, o clube se tornou um espaço terapêutico, onde as participantes encontraram acolhimento, reconhecimento e força umas nas outras. Cada encontro foi uma oportunidade de se reconectar com a própria história, ampliar o repertório cultural e criar laços de solidariedade e amizade”, disse.
A celebração de 1 ano do clube é motivo de orgulho. “É a prova de que a leitura tem o poder de transformar, unir e dar voz às mulheres”, enfatizou a bibliotecária Carmen, desenvolvendo essa profissão já há 25 anos.
A data será comemorada neste sábado, dia 30 de agosto, às 14h30, no Parque da Cidade, com um evento especial, que contará com roda de conversa, momentos de arte, partilhas emocionantes e, claro, muita literatura.
O Clube de Leitura ‘Fala Mulher’ segue firme em sua missão de construir um espaço de escuta ativa, fortalecimento coletivo e amor à leitura. E já tem novos frutos, já que também lança um podcast, abrindo espaço para que as mulheres mostrem suas histórias de vida.
A primeira convidada é a advogada e presidente do Conselho da Mulher e Cultura de Pindamonhangaba, Adriana Bellintani. O podcast do ‘Fala Mulher’ está no YouTube do jornal Tribuna do Norte.
Que venham muitos outros anos de histórias compartilhadas e mulheres inspiradas.