Pindamonhangaba registrou um grande volume de chuvas na tarde do último dia 9, quando a Defesa Civil estimou cerca de 35 milímetros de chuva em um intervalo de cerca de 1 hora.
De acordo com o órgão, o volume de água causou elevação do nível do córrego do Campos Maia até sua cabeceira, que não chegou a transbordar, além de pequenos pontos de alagamento no bairro São Benedito, nas proximidades com a avenida Albuquerque Lins, e algumas ruas centrais e do Santana.
No acumulado do dia, no período de 24 horas entre às 7 horas da manhã do dia 8 e as 6h59 do dia 9, foram 41 milímetros de chuva. O volume é superior a todo o restante do mês de janeiro, com 40 milímetros. Antes, o dia 6 havia registrado o maior volume até o momento, com 24 milímetros, porém melhor distribuído durante o período da tarde.
De acordo com o diretor da Defesa Civil de Pindamonhangaba, Michel Cassiano, “a chuva de quinta-feira foi muito intensa em um curto intervalo e que gerou pequenos pontos de alagamento em algumas ruas da cidade, porque a quantidade de águas dificultou o escoamento nas galerias. No entanto, alguns minutos após a chuva, todos os pontos voltaram ao normal porque a rede de águas conseguiu dar vazão”.
O diretor ressaltou que durante todo o mês de janeiro podem ocorrer chuvas como as da tarde de quinta-feira. “Será cada vez mais frequente ocorrência de chuvas como a de ontem devido ao período de verão. Em dezembro tivemos dois grandes episódios de chuva e janeiro e fevereiro não devem ser diferentes. Estamos atentos à situação e monitorando todos os pontos da cidade”.
Ele ressaltou que “como foi uma chuva com menor incidência de ventos, não houve registro de queda de árvores, porém a Defesa Civil estava a postos para atuar caso fosse necessário”.
Quem precisar de auxílio da Defesa Civil pode ligar para o telefone 199.