Com a presença de grande público, de autoridades e convidados, a Câmara de Pindamonhangaba promoveu, na terça-feira, dia 28 de maio, em seu plenário, a Sessão Solene em comemoração ao ‘Dia Municipal do Assistente Social’. O evento é realizado anualmente por intermédio da Lei Municipal nº 6.441/2021 e, este ano, foi promovido por meio do Requerimento nº 1.594/2023, de autoria do vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela.
A solenidade reuniu os profissionais da área e foi presidida pelo autor do requerimento, vereador Herivelto Vela. Além dele, a Mesa Diretora contou com a presença do Presidente da Câmara de Pindamonhangaba, vereador Norberto Moraes; da Secretaria de Assistência Social do município, Ana Paula de Almeida Miranda; do Diretor do Lar São Judas de Pindamonhangaba, Frei Laércio Aparecido de Carvalho; e da oradora oficial, Alexandra Carla de Souza. Também participaram do evento a vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha e os vereadores José Carlos Gomes – Cal, Felipe Guimarães Silva Figueiredo – Professor Felipe Guimarães, Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola, Carlos Moura – Magrão e Júlio César Carneiro de Souza – Julinho Car.
O vereador Herivelto Vela abriu os trabalhos da noite enaltecendo o importante e fundamental trabalho das assistentes sociais nas ações de cidadania e direitos da população da cidade. Em seguida, concedeu a palavra à oradora, Alexandra Souza, para seu pronunciamento alusivo à data.
Iniciando sua fala, Alexandra conclamou suas colegas que seriam homenageadas a reafirmarem o compromisso e o juramento dos profissionais de Serviço Social. Alexandra enfatizou que “ser Assistente Social não é ser a moça boazinha, mas sim ter pulso firme, conhecimento teórico-metodológico, lutar pela efetivação e garantia de direitos de toda a população”. Ela observou que “a luta é por direitos de toda a população, de todo e qualquer ser humano que da assistência social necessitar, sem preconceito de raça, cor, religião e orientação sexual. É preciso respeitar toda e qualquer diferença para construirmos uma sociedade menos violenta, com menos ódio e mais amor. Não existe assistência social sem democracia”.
Alexandra concluiu seu discurso frisando que “somos guerreiras pelos nossos embates, enfrentamentos e por não nos calarmos diante das injustiças sociais. Por lutarmos por uma sociedade melhor”.
Para marcar a emoção da noite com o reconhecimento dos trabalhos das profissionais do serviço social, a Câmara de Pindamonhangaba outorgou às Assistentes Sociais do município um ‘Diploma de Honra ao Mérito’ pela atuação nas causas sociais da cidade. Receberam a honraria as seguintes personalidades: Letícia Angélica Virgínia Ferreira, Giuliana Bastos Falconele dos Santos, Sueli Macedo Gimenes, Sonia Cristina Rossi, Lethicia Maria de Souza Zago, Élen Carla Brissi Martuscelli, Denise Regina dos Santos e Márcia Tatiane Castilho da Silva.
Durante a sessão solene, aconteceram as apresentações musicais do Coral do Lar São Judas Tadeu, composto por crianças assistidas pela entidade. Outra apresentação emocionante foi da Camerata Jovem, do Projeto Jataí, sob a regência do Maestro William Bonafé.
No encerramento da sessão solene, o Presidente da Mesa Diretora, vereador Herivelto Vela, agradeceu aos presentes e lembrou que o trabalho dos profissionais de Serviço Social tem sido muito importante para diminuir as desigualdades sociais no Brasil e, em especial, no Estado e na nossa cidade. “Agradeço imensamente todos os trabalhos e ações que vocês desenvolvem em nossa cidade, pois com esse trabalho, tenho a certeza que muitas pessoas e famílias estão hoje bem melhores”, finalizou Herivelto Vela.