A cada quinze dias eu e minhas amigas fazemos um chá temático. Desta vez o chá foi em minha casa. Fiquei dias imaginando qual seria o tema. A brincadeira consiste em não repetir o tema. Já tivemos chá indiano, cerimônia do chá japonês, chá americano, e agora havia chegada a minha vez de realizar o dia do chá. Bem depois de pensar muito, resolvi fazer um chá a moda inglesa o famoso “Tea for two” que no nosso caso seria “Tea for five”. No fim da tarde dos britânicos não pode faltar o velho costume dos “Chá das cinco”. A bebida é servida tradicionalmente com leite, e acompanhada de geleias e scones (um pãozinho tipicamente inglês).
Esse costume de tomar chá às cinco horas da tarde foi iniciado pela Duquesa de Bedford, que viu nesse momento uma oportunidade de exibir sua coleção de porcelanas e pratarias. O “nosso” chá foi em uma tarde de sábado.
O aroma do chá recém-preparado pairava no ar, enquanto a luz suave do entardecer se filtrava pelas cortinas rendadas, criando uma atmosfera de conto de fadas. As xícaras de porcelana fina e os bules com padrões florais que pertenceram a minha avó, transportavam as amigas para um tempo em que a elegância e a simplicidade se entrelaçavam. Enquanto o tempo passava alegremente, os petiscos desapareciam da mesa como se tivessem asas próprias. Pequenos sanduíches de pepino, bolinhos delicadamente recheados e doces que derretiam na boca eram devorados com entusiasmo. Os risos ecoavam pela sala, misturando-se ao tilintar das colheres mexendo nas xícaras. Conversas animadas de tempos atuais e principalmente de outrora, faziam com que as amigas voltassem no tempo de suas juventudes e muitas risadas pairavam no ar. O sol se despedia no horizonte e percebi que o “nosso” chá, não era somente sobre chá e quitutes, era sobre a magia de se perder nas histórias umas das outras e nos encontrávamos no conforto das gargalhadas compartilhadas. Preservar um espaço onde o tempo parecia suspender-se gentilmente faz parte de uma vida alegre e com bons amigos, lembranças e amizades eternas.