
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e do Centro de Proteção e Atendimento aos Animais (Cepatas), deu início às ações de 2026 reforçando o compromisso com a causa animal e o controle populacional de cães e gatos no município.
As castrações gratuitas realizadas nos dias 21 e 22 de janeiro, no Centro Comunitário do Cícero Prado, resultaram em 234 animais castrados, entre cães e gatos, beneficiando diretamente tutores e contribuindo para a promoção da saúde, do bem-estar animal e da redução do abandono. Ao todo, foram registradas 109 faltas entre os inscritos.
A ação faz parte da campanha permanente de castração promovida pelo Cepatas, que encerrou o ano de 2025 com 4,1 mil procedimentos realizados e iniciou 2026 com metas ampliadas. Para o mês de janeiro, foram disponibilizadas 300 vagas, e a expectativa para este ano é alcançar 5 mil castrações, fortalecendo as políticas públicas de proteção animal do município.
“Estamos contentes com a quantidade inicial para o ano, mesmo com as faltas. A castração é uma das principais ferramentas para o controle populacional responsável, além de contribuir diretamente para a saúde e o bem-estar dos animais. Por isso, o compromisso dos tutores é fundamental: quando há faltas, uma vaga deixa de beneficiar outro animal, impactando o alcance da campanha”, destacou a diretora do Departamento de Saúde Animal, Andréa Louzada.








