O Externato São José celebra o seu 1º centenário! Neste ano jubilar, é hora de folhearmos as páginas de sua história para contemplarmos o bem semeado, os percalços transpostos e, sobretudo, festejarmos com os protagonistas de hoje – alunos, professores, funcionários – e os do passado uma das mais célebres instituições escolares de Pindamonhangaba!
Uma história que teve início em 1921 com a chegada ao Brasil das irmãs missionárias da Ordem Seráfica Franciscana da Alemanha – Maria Bonifácia Vordermayer, Maria Ludmila Schropp, Maria Benedita Tafelmeier e Maria Willibalda Maier -, as quais, atendendo ao convite dos padres redentoristas, vieram para a Comunidade das Irmãs São Bartolomeu, em Aparecida, aprenderam a língua portuguesa e o método brasileiro de ensino para fundarem a Comunidade Santa Clara, em Campinas – GO, e, posteriormente, a Comunidade São José, uma escola de Jardim de Infância e de Trabalhos Manuais em Pindamonhangaba.
Graças a esse trabalho educacional instituído aos 2 de junho de 1924, gerações de pindamonhangabenses tiveram uma formação humana e científica no Externato São José, pautada nos princípios cristãos transmitidos pelas irmãs franciscanas aos alunos do Externatinho, Ensino Fundamental e Médio. Os egressos do Externato São José são incontáveis e, muitos deles, memoráveis por seus feitos em prol de Pindamonhangaba, do Vale do Paraíba e do Brasil: Benedito Aércio Bondioli Muassab, emérito jornalista da Tribuna do Norte; Dr. João Laerte Salles, notório advogado e professor titular da Universidade de Taubaté; Dr. Fábio Schimidt Goffi, médico catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Dr. Antonio Asmar Kobbaz Jr., médico, membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo; Dr. Geraldo Alckmin, médico, Vice-Presidente do Brasil; dentre outros.
Tessitura memorialista que se estende à Irmã Cecília e às inesquecíveis irmãs franciscanas, que dispuseram suas vidas a serviço da educação pindamonhangabense; aos seus diretores – Terezinha Zenita Novaes Braga Schimidt, Elydio dos Santos Neto, Maria Helena Quintanilha, Ângelo Roberto Fonseca, Sandra Vitalli, Marcelo Rodrigues; professores e funcionários.
Um livro de mil páginas não seria suficiente para registrar todos aqueles que têm seus nomes inscritos na secular história do Externato São José! A título historiográfico, em algumas famílias pindamonhangabenses, duas, três e até quatro gerações sucessivas estudaram/trabalharam no Externato: é o caso da professora Maria Angélica de Azevedo, de sua filha Dra. Andréa de Azevedo Gonçalves e de seu neto Gabriel.
Movimento vital que se reflete também na própria escola: desde 2012, o Externato São José passou a fazer parte do Grupo Educacional Bom Jesus e a se chamar “Colégio Bom Jesus Externato”, uma instituição de freis franciscanos do Paraná e de Santa Catarina que tem por missão a educação integral, humanista e solidária de cerca de 30 mil alunos da educação básica ao ensino superior, matriculados em 38 colégios dispostos em cinco estados brasileiros.
A unidade de Pindamonhangaba, com 424 alunos, tem por gestora Alessandra Padilha Cesar Openheimer da Silva, que, junto à sua equipe de professores e colaboradores, realiza um louvável trabalho educativo pautado na “Amorografia” (filosofia educacional que tem como base o amor como caminho para a transformação bem como a empatia, o acolhimento, a justiça e a alegria), “Virtudes e Valores” (amor, confiança, diálogo, disciplina, fraternidade, gratidão, humildade, perseverança, prudência, respeito, sabedoria, solidariedade e união) e no projeto “Bom Jesus Social”, cujo objetivo é educar para o humanismo solidário.
Sem dúvida, essa educação humanista e cristã é o grande diferencial e a maior riqueza que o Colégio Bom Jesus Externato oferece aos seus alunos e familiares, aos professores e funcionários, ao mundo! Uma história inspirada no amor e na sabedoria de São Francisco de Assis, essa luz que atravessa os séculos e ilumina a mais antiga escola particular de Pindamonhangaba!