
A política de combate aos maus-tratos a animais prossegue com prioridade em Pindamonhangaba. No último sábado, a Defesa Animal, em conjunto com a Polícia Ambiental, registrou uma ocorrência envolvendo um casal no bairro Cícero Prado (CDHU Moreira César).
Após o recebimento de denúncia, a Defesa Civil Animal e a Polícia Militar Ambiental encontraram animais extremamente magros, com costelas aparentes, carrapatos, sem assistência veterinária, com fraqueza e desidratados — provavelmente causados por longos períodos de ausência de alimentação ou em quantidades inadequadas.
Os cães apresentaram apetite desesperado após o fornecimento de ração pela equipe.
Na ocorrência, foram constatados três cães, sendo uma cadela prenhe, encaminhados ao Cepatas. Entretanto, a denúncia constava maus-tratos a sete animais.
Durante a abordagem, o investigado informou ter feito a doação de quatro cães, mas não soube informar o local nem para quem os doou. O ato foi considerado como abandono, e ele foi multado em R$ 12 mil. Sua namorada foi multada em R$ 21 mil.
Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia em Pindamonhangaba. Ela responderá pelo ato em liberdade.
“A Defesa Animal é um setor da Secretaria de Segurança que zela pela causa animal, e estamos atentos a todas as denúncias. Lembrando que maus-tratos a animais é crime”, destacou a coordenadora Fernanda Mussi.