
A Prefeitura de Pindamonhangaba, em parceria com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, vai inaugurar a Casa da Igualdade Racial e a Biblioteca do Povo Negro na quinta-feira (15), às 10 horas. O espaço, que será denominado Dr. Luiz Gama, via projeto de lei do vereador Everton Chinaqui, também vai abrigar a sede do Conselho e fica na Travessa Rui Barbosa, 37, centro.
O prédio recebeu uma ampla readequação e reforma. Agora, finalizado, poderá receber diversas atividades propostas pelas Secretarias de Cultura e Turismo e da Mulher, Família e Direitos Humanos – que vão juntas administrar o Espaço, além de eventos do Conselho.
O secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, disse que “será um ponto marcante para toda a comunidade negra da cidade e também da região, reafirmando os compromissos Prefeitura de Pindamonhangaba na luta pela promoção da igualdade racial e no combate ao racismo, que foi iniciado pelo ex-prefeito Dr. Isael Domingues e continua com grande empenho do prefeito Ricardo Piorino”.
O presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Benedito Sérgio Irineu, agradeceu ao empenho da Prefeitura na iniciativa. “Vamos desenvolver muitas atividades para a comunidade negra, que será melhor atendida e acolhida com suas demandas. Esperamos que o Espaço receba muitas atividades nos próximos meses, com um bom andamento dos serviços que serão desenvolvidos no local, tanto por parte das ações do Conselho e da Prefeitura”.
A secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, ressaltou a parceria entre a Prefeitura e o Conselho. “A Secretaria de Cultura e Turismo está aberta para debater ideias e projetos a serem implantadas no local. Será um Espaço muito importante para as pautas da comunidade negra, para o desenvolvimento de atividades em conjunto entre as secretarias da Prefeitura com o Conselho, bem como a implantação da Biblioteca do Negro”.
O prédio
As obras de revitalização, readequação e reforma do espaço começaram em março de 2024 e devem ser concluídas até o próximo mês. O serviço é de responsabilidade da Secretaria de Obras e Planejamento, que estilizou o Espaço e realiza diversas melhorias, como adequações para acessibilidade, especialmente nos sanitários, revitalização das salas, restauro do piso de madeira original do prédio, e reformas em geral. A obra tem investimento de R$ 258 mil, com recursos por parte da Secretaria de Mulher, Família e Direitos Humanos, e o mobiliário foi adquirido pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura.